Rio de Janeiro

Hostel, pousada e hotel no Rio de Janeiro? Que tal encontrar a sua casa?

Solar do Cosme - Capa

Hostel, pousada e hotel no Rio de Janeiro? Que tal encontrar a sua casa?

Ainda mais nesses períodos olímpicos do Rio 2016, encontrar um bom hotel no Rio de Janeiro se torna uma tarefa complicada. Aliás, por bom, a gente entende que seja:

  1. Bem localizado, para gastar o mínimo possível nos deslocamentos.
  2. Confortável, de preferência nos faça sentir em casa.
  3. E, claro, por um preço justo.

E, considerando esses três fatores, que tenho uma super dica para te dar: o Solar do Cosme. Calma, gente. Já aviso: não é jabá, é amor. Tive a chance de conhecer o Solar esses dias e fiquei encantada com o lugar. Tanto, que fiquei me contendo para não soltar a novidade de qualquer jeito.

Para começo de conversa, ele fica a 550 metros do trem do Corcovado. Sim, aquele mesmo que vai te deixar aos pés do Cristo. Sim, aquele que tá em tudo que é cartão postal do Rio. Sim, aquele que fica de braços abertos como quem abençoa a Cidade Maravilhosa. Aliás, da própria rua do Solar a gente já vê o bendito, de tão pertinho.

Hotel no Rio de Janeiro - Cristo Redentor

Chegando no Solar e já vendo o Cristo, não tem preço!

De lá, você acessa, num raio de menos de 10 km, outros lugares importantíssimos do Rio: o Centro da Cidade, Santa Teresa, Lapa, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, o Pão de Açúcar, Ipanema, Copacabana, Leblon!

Como se não bastasse isso tudo, o Solar fica numa casa centenária (eita, que é emoção demais pro meu coração!), num recanto da cidade. A tranquilidade da rua chega a te fazer esquecer que está tão perto dos pontos mais badalados da cidade.

Como é se hospedar no Solar do Cosme

O conceito do Solar é ser a sua casa no Rio de Janeiro. Não é hotel, não é pousada, não é hostel. É uma guest house, onde você tem a chance de ser recebido como quem visita um amigo na cidade, super a vontade.

A chegada

Assim que chega, quem te dá as boas-vindas é a Márcia, a própria dona da casa. Caso ela não esteja, a Mariana, a gerente do Solar, faz isso lindamente. Impossível não se sentir a vontade com qualquer uma das duas. Elas te apresentam a casa e explicam o funcionamento, tudo de um jeito acolhedor, como quem realmente diz “você está em casa, agora”.

A decoração foi uma das coisas que mais amei na casa. Você está uma casa antiga e nada mais justo que a decoração seja feita num estilo vintage, com itens cuidadosamente garimpados ao longo do tempo, fruto de doações ou pechinchas feitas pela dona. Mas, tudo parece se encaixar tão bem, que você nem acredita nos acasos e histórias de cada coisa. Só perguntar à Márcia que ela vai te contar, com prazer, cada uma. 🙂

Hotel no Rio de Janeiro - Decoração

Eu, amando cada detalhe da decoração

Quando faz a reserva, é feito um “pré-checkin” para entender qual o perfil de quem vai chegar. Assim, elas podem te acomodar no quarto que, provavelmente, vai agradar mais, já que cada um tem estilos diferentes. Casais com com crianças, por exemplo, são alocados num quarto super fofo com mesanino. Nem preciso falar que os pequenos adoram, né? Até eu! 😛

Depois do ckeckin, você recebe as chaves do seu quarto. Cada uma curiosamente tem um chaveiro diferente e, pode-se dizer, exótico. O nosso foi um garfo, mas tem o jacaré, a caneca de metal e por aí vai.

Hotel no Rio de Janeiro - Chave

Olha o nosso garfinho!

Além disso, também é informado da senha do portão eletrônico da casa. Assim, você pode entrar e sair na hora que achar melhor, sem ter que ficar preocupado em avisar alguém na casa. Até porque, a recepção encerra as atividades às 23h.

Estando devidamente acomodado e querendo flanar pelo Rio, afinal você veio aqui para isso, a Márcia faz questão de te ajudar montando um roteiro personalizado, dá indicações sobre a cidade e te fornece mapas e o guia que a prefeitura do Rio distribui. É um serviço de conciergerie gratuito!

E tem que ver a atenção e o carinho que ela tem fazendo isso! Tivemos o prazer de presenciar ela traçando um roteiro com um casal de argentinos e, mais tarde, até comprando passagens pela internet para outro grupo. Onde você acha isso hoje em dia, me conta?

Hotel no Rio de Janeiro - Roteiros Personalizados

A Márcia traçando um roteiro personalizado com os hermanos

Mas, se você quiser fazer tudo por conta própria, tem guias em vários idiomas na recepção que você pode lançar mão para suas consultas.

Só vou te avisar de um detalhe, por conta da barreira do Corcovado nas proximidades, o sinal de celular não pega tão bem. A nossa operadora não pegava dentro da casa, mas no quintal já voltava a funcionar normal. De qualquer jeito, tendo Wi-Fi, tá tranquilo.

A noite e os arredores

À noite, o local é super tranquilo de sair, com segurança 24 horas e presença do policiamento. Nós mesmos fizemos isso sem qualquer peso na consciência. Inclusive, fomos a um restaurante italiano maravilhoso, o Mamma Rosa, que fica a uns 20 minutos de caminhada do Solar. By the way, descendo a rua do Solar, que é bem residencial, você chega à Rua Cosme Velho, uma principal, onde tem farmácias, padarias e restaurantes.

Mas há quem prefira ficar em casa, curtir o clima e assistir ao Netflix ou um DVD, que ficam disponíveis no salão principal. Nesse caso, se a fome bater, tem duas opções. Uma é pedir comida para algum dos deliveries da região. O Solar do Cosme tem cadastro em todos e, na recepção, as meninas ligam para os restaurantes e fazem o pedido, sem qualquer custo adicional.

Hotel no Rio de Janeiro - Sala Principal

Na sala principal, DVD, Netflix, livros, jogos…pode escolher!

A outra ideia é pescar alguma coisinha na geladeira disponível para os hóspedes. Na porta dela, tem lanchinhos e bebidas, que você pode pegar e registrar num cartãozinho que fica lá. Depois, no fechamento das contas, você acerta o valor. Tudo aqui é baseado na confiança mesmo.

Além disso, caso queira, dá para comprar seus próprios quitutes e deixar separados em uma das gavetinhas da geladeira, que estão lá para isso. O uso da cozinha e dos eletrodomésticos é liberado, à exceção do fogão. Mas, em casos especiais, vale conversar e ver o que dá para fazer.

Se tiver alguma comemoração, no armário da sala principal, você ainda encontra vinhos e taças que pode usar. 🙂

Hotel no Rio de Janeiro - Bebidas

Entre roteiros e guias, que tal uma biritinha?

Para dormir, é um lugar ótimo: silencioso e, por conta da vegetação ao redor, bem fresquinho. Embora os quartos tenham ar condicionado, ele é totalmente dispensável. Bom, pelo menos, para a gente foi.

O café da manhã

O café da manhã é servido em mesas compridas, como uma grande família mesmo. A quantidade de itens depende do tanto de gente que tem na casa. Mas conte sempre com frutas (uma picada e outra inteirinha), iogurtes, suco, achocolatado, café, bolos (pelo menos, duas variedades), pães, frios e outros acompanhamentos.

Hotel no Rio de Janeiro - Café da Manhã

Uma parte do café da manhã

De vez em quando, até macaquinhos vem dar o ar da graça e roubar alguma fruta da mesa. E, calma, que eles só vem aqui para isso mesmo. Com sorte, até os beija-flores vem para dar um “bom dia”. Porque, como eu falei, você está num cantinho especial do Rio de Janeiro.

Hotel no Rio de Janeiro - Varanda

A varanda fofa do Solar, aqui a gente também pode tomar café

Apesar de o café da manhã ser das 8h às 10h, quando alguém tem um vôo cedo, eles preparam um pequeno desjejum e deixam na geladeira para que ele coma algo antes de sair. Uma atenção bem legal, que muitos hotéis e pousadas não demonstram com os hóspedes que recebem. Palavras de quem, algumas vezes, já fez checkout cedo e sabe o que é chegar com fome no aeroporto…

O checkout

Depois de uma estadia, quando faz o checkout, você percebe que o Solar cumpriu o que prometia. Já te deixa com aquela sensação de saudade, como que dá um tchau para alguém que, de algum jeito, te conquistou.

A Márcia ainda faz questão de tirar uma foto de recordação, que envia depois por e-mail. A nossa tá bem aqui! Tinha que mostrar para vocês, né?

Hotel no Rio de Janeiro - Nossa foto

E nós aí!

Sobre as acomodações do Solar do Cosme

A casa tem 6 quartos, distribuídos igualmente entre dois andares. Todos eles compartilham os banheiros, um em cada andar, com lavatórios, sanitários e áreas para banho independentes, que otimizam bastante o uso do espaço.

Hotel no Rio de Janeiro - Quarto

Um dos quartos da casa

Hotel no Rio de Janeiro - Lavatório

Um dos lavatórios (todos os outros seguem o mesmo estilo)

Por ser uma casa antiga, só tem uma suíte que foi construída no térreo como um anexo, de maneira a não modificar a estrutura do lugar.

Hotel no Rio de Janeiro - Suíte

A suíte do Solar do Cosme

Para completar, ainda tem um apartamento que fica mais independente da casa. Este apartamento tem 2 quartos (um para 2 e outro para até 4 pessoas), cozinha e banheiro, além de wi-fi exclusivo. Ainda assim, ele conta com todas as comodidades de quem está hospedado no Solar. Como fica acima do nível da casa, ele ainda tem uma vista aberta para a rua. Geralmente, pessoas que vem com família ou amigos preferem ficar lá.

Nas áreas de uso comum, tem um varandão, um quintal com uma pequena piscina e 2 salas, uma em cada andar.

Hotel no Rio de Janeiro - Quintal

No quintal do Solar do Cosme

A piscina tem iluminação, caso alguém se anime de usar à noite.

Hotel no Rio de Janeiro - Piscina

A piscina reservada do Solar

A sala principal (que fica no andar de cima) tem livros, jogos, TV e aparelho de DVD para o entretenimento.

Coisas para saber antes ficar no Solar do Cosme

1. Eles falam 6 idiomas: português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão. Além disso, eles recebem periodicamente funcionárias (sim, moças!) de países diferentes, pelo WorldPackers. Então, possivelmente, ainda pode-se acrescentar algum idioma aí.

2. Como falei antes, eles fazem um serviço de roteiro personalizado com cada hóspede que chega, sem nenhum custo adicional. Achei tão demais que tive que listar aqui. 😛

3. Também tem um serviço de lavanderia. Mas, para esse tem um custo adicional e necessita de um prazo de 48 horas para ser entregue.

4. O Solar aceita animais, mas precisa fazer um contato prévio para combinar.

5. Eles não possuem estacionamento dentro da área da casa, mas a rua é super tranquila para parar. Inclusive, a gente parou sem stress nenhum e os vizinhos parecem fazer o mesmo.

6. A média geral de avaliação deles no Booking é 9,0 e 9,7 no quesito “funcionários”, com centenas de avaliações reais.

Hotel do Rio de Janeiro - Namoradeira

A namoradeira esperando visita…

Informações Práticas

Endereço  Ladeira do Ascurra, 124 – Cosme Velho – Rio de Janeiro
Telefone (+55) 21 35960585/9982381627/99404.8595
Site  www.solardocosme.com
Reservas  Booking

Estivemos no Solar do Cosme a convite, mas em todo o momento foram resguardadas as nossas opiniões aqui expressas. A nossa prioridade e compromisso é repassar informações verdadeiras aos nossos leitores amigos. Afinal, a experiência de vocês é o que há de mais importante para a gente. 🙂

dayanalole Administrator

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

4 comentários

  • Jean Domingues
    Postado em 09/09/2016 em 10:59 Responder

    Marcia é super simpática atenciosa me fez ver o rio com.outros olhos…Obrigado Marcia.

    • dayanalole
      Postado em 10/09/2016 em 7:50 Responder

      Também adorei conhecer a Márcia. Ela realmente nos faz sentir em casa. <3

    • FABIANA JURCA DADAS
      Postado em 10/10/2016 em 9:30 Responder

      Endosso todos os elogios…Me hospedei no local,sou muito exigente e simplesmente adorei! Super recomendo…

      • dayanalole
        Postado em 11/10/2016 em 11:00 Responder

        Fabiana, você me deixou com saudades dela! <3

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.