Tem sido cada vez mais necessário nos dias de hoje conseguir o máximo de informações possíveis sobre determinado produto ou local. E, viajar não é diferente. Mesmo quando você vê aquela passagem aérea barata (super barata!), ainda precisa de pesquisa e muita cautela para não cometer erros, que só dão em stress e acabam com a viagem.

Para que você não tenha esses problemas, veja abaixo quais os principais erros que não deve cometer na compra de suas passagens aéreas para viajar seguro e sem stress!

|+ como comprar passagens aéreas mais baratas de verdade|

Passagens aéreas baratas? Pare e pense

1. Muita ansiedade e pouca pesquisa

Esse é um dos erros mais comuns  das pessoas que pretendem viajar, seja nacionalmente ou internacionalmente. Pode fazer um levantamento: 11 em cada 10 viajantes já cairam nessa.

Pesquisar pouco, significa que você vai procurar a passagem mais barata, mas vai aceitar a primeira oferta ou recomendação que lhe aparecer, sem conferir as demais, isso é um erro!

Comprar uma passagem aérea é um investimento um tanto quanto grande (dependendo do destino), e deve ser muito bem pensado, assim você evita obstáculos, como um grande gasto, ou até algo mais grave, como ser vítima de uma fraude.

|+ economize também no seguro viagem|

2. Conexões por conta própria: seu destino final é um, o do seu vôo é outro

Antes de mais nada, vamos esclarecer o erro com um exemplo. Digamos que você queira viajar para Berlim, e então encontra (e compra!) uma passagem de destino muito mais barata com o trecho Sua Cidade-Lisboa-Sua Cidade.

Você pensa: não importa que o seu último destino é na Alemanha, afinal é tudo Europa! Pensou errado, o… (precisamos parar de ver Choque de Cultura! :P)

Enfim, você chega na Alemanha, mas então quando vai voltar para Portugal para usar sua passagem (já paga) para voltar para o Brasil você se depara com a seguinte situação: sua passagem não cobre o percurso Alemanha-Portugal. 

Assim, você é obrigado a comprar uma passagem para retornar para Portugal e voltar para o Brasil. Você acabou de criar uma conexão nada a ver. 🙁

Isso sem contar que o vôo da Alemanha pode atrasar e você pode ficar na pista quando chegar em Portugal. Você, que fez a compra, que é o responsável por todo o problema. Nenhuma companhia vai ficar com “pena” e pagar pelo seu transtorno. Mesmo que seja a mesma companhia nos dois trechos, não foi ela quem ofereceu essa “conexão”. Infelizmente, vamos admitir: achou errado mesmo.

Agora que estamos entendidos sobre o erro: como evitá-lo?

Compre passagens múltiplos destinos

A solução é mais simples do que imagina. Basta adquirir uma passagem de múltiplos destinos.

Esse tipo de passagem cobre toda e qualquer conexão que tiver que ser feita para completar o trajeto de retorno. E aí, se tiver um atraso de vôo, por exemplo, a companhia assume toda a “culpa” do negócio.

Mas se liga: nem sempre é um mar de rosas

Mas, a solução pode não vir a ser tão eficiente como esperado. As passagens múltiplos destinos podem sair mais baratas, pelo mesmo preço ou, no pior dos casos, até com um custo mais elevado do que comprar os trechos individualmente. A dica é: sempre faça simulações. Mal não vai fazer.

3. Conexões que viram a noite

Esse é outro perrengue de quem compra passagens muito baratas. Muitas vezes, são oferecidos vôos com conexões noturnas e, normalmente, muito longas. O que te obriga a:

  1. passar a noite no aeroporto e continuar a viagem ainda mais cansado.
  2. encontrar uma hospedagem perto do aeroporto, que vai te fazer gastar mais com hotel e transporte de ida e volta, anulando ou até superando a diferença para uma passagem de valor maior.

4. Conexões que exigem visto

Alguns países exigem conexão mesmo para quem está só em trânsito e sequer vai sair do aeroporto. Quer exemplos? Esse é o caso dos EUA e Dubai, por exemplo.

E aí, é outro caso que pode te fazer gastar mais. Já que o custo dos vistos pode sair até mais caro que a sua passagem.

Por isso, antes de fechar o aéreo, estude muito bem as conexões.

|+ países que liberam visto de brasileiros e custos da viagem|

5. Voar na madrugada: nem com muita vontade

Normalmente, é essa a passagem barata da promoção: o vôo da madrugada. E, você, claro, escolhe essa viagem pela manhã por esse motivo. 

Além disso, você quer aproveitar o máximo possível o destino para onde vai embarcar, então pensa: por que não viajar logo cedo e curtir o restante do dia já por lá? Pode parecer uma ótima pedida, mas não é.

Quando você toma essa atitude, o seu dia anterior ao vôo quase sempre é horrível. Você acaba preocupado como horário do vôo lá pelas 4 ou 5 horas da manhã – que é totalmente fora da sua rotina – e não tem uma boa noite de sono.

E, voltando a falar de gastos: a economia pode não render nada. Pelo contrário, pode ser mais uma ilusão. Por exemplo, o seu transporte durante a madrugada para o aeroporto acaba sendo mais caro e, às vezes, chega a ser um gasto superior ao que você teria comprando uma passagem “não tão barata”.

Por isso, pesquise, compare e compre consciente. Se depois disso você concluir que viajar cedo é a melhor opção, não se esqueça de planejar muito bem e se cuidar, se alimentando mais cedo, dormindo mais cedo, providenciando um transporte de qualidade por um bom preço, enfim, tudo o que é necessário para fazer uma boa viagem sem stress.

6. Passagens com troca de aeroporto

Você está pesquisando e encontra uma passagem super barata com uma troca de aeroporto. Duas opções:

  1. Pensa: “Ah, fica na mesma cidade, não tem problema.”
  2. Nem repara o código do aeroporto que mudou.

De um jeito ou de outro, pode virar uma dor de cabeça enorme. Afinal, o transporte entre aeroportos é responsabilidade do passageiro. E aí, não importa se pegou um super engarrafamento (imagine em SP, por exemplo! UI!), de novo, a companhia aérea não vai se dar ao trabalho de cuidar do seu prejuízo.

A melhor coisa a fazer é não comprar passagens com troca de aeroporto. Mesmo que saia mais caro, não vale correr riscos e atrapalhar a sua viagem.

|+ como ganhar mais milhas gratuitas com o Heartbit|

7. Período da viagem não é bom naquele destino

Viu uma passagem aérea baratíssima super tentadora? Não saia comprando sem pesquisar o período da passagem. Você pode acabar se dando mal.

Imagine se deparar com inconvenientes como ir até a Tailândia na época das monções e não aproveitar em nada as praias lindas que tem por lá? Ou, num caso de mais risco: ir ao Caribe na época dos furacões!

Consulte as melhores épocas para ir ao destino pretendido, antes de sair comprando a passagem. Na web, então, é uma resposta rápida e já te ajuda a evitar esse perrengue.

8. Esticar ou encurtar a viagem

Viu que a passagem fica mais barata se você esticar uns dias no destino? Coloque na ponta do lápis se a economia realmente vale a pena, afinal, você terá mais gastos com, no mínimo, hospedagem e alimentação.

A análise também vale para o caso de encurtar alguns dias para baratear as passagens. Observe se vai fazer uma grande diferença no seu roteiro e no que você gostaria de fazer, pois, afinal de contas, não é todo dia que você vai até esse destino.

|+ erros do viajante antes de embarcar|

Você já comprou passagens aéreas baratas, mas no fim cometeu algum desses erros? Como foi? Conta para a gente.