Wuhan

Coisas que só um local sabe | Segredos de Wuhan, China

Wuhan - China - Capa

Coisas que só um local sabe | Segredos de Wuhan, China

Wu quem? Haha, sei que o nome é meio esquisito. Wuhan é uma cidade que fica no centro da China. A capital da província de Hubei, não é tão famosa como Pequim ou Xangai mas ainda assim guarda boas surpresas. Eu morei e estudei em Wuhan por dois anos, quando participei do programa ciências sem fronteiras e queria compartilhar com vocês umas coisas que só quem morou lá um tempo maior sabe. 

Embora a cidade não seja número um em atrações turísticas, tem muita coisa legal pra fazer por lá, lugares interessantes pra conhecer, coisas gostosas pra comer, então separei aqui 5 dicas que acredito que farão você gostar ainda mais da cidade e descobrir umas coisinhas que nem todo mundo conhece.

Segredinhos de Wuhan

#1 Templo Guiyuan

Começando pelos passeios. Eu sei que templos budistas, não são uma grande novidade pra quem está visitando a Ásia, mas esse tem umas particularidades bem especiais. Além de ser um dos mais bonitos da cidade, ele não é tão visitado como os outros, então provavelmente você não vai encontrar uma multidão de turistas lá.

Wuhan - China - Templo Guiyuan

Templo Guiyuan

Além disso lá tem uma estátua bem diferentona do Buda, chamada de Lady Buda, que segundo meus amigos chineses não é uma versão feminina do Buda, mas vou deixar que você tire suas próprias conclusões.

Wuhan - China - Lady Buda

Lady Buda: o que vocês acham?

Uma das salas do templo tem centenas de estátuas de Buda, todas diferentes, você pode achar a que te representa. Para fazer isso, basta parar aleatoriamente numa estátua e contar o número de anos de idade que você tem, a última estátua será o seu Buda. Legal né?

Como chegar

A estação de metrô mais próxima é a 钟家村 ZhongJiaCun, na linha 4 (verde). De lá você vai levar de 10 a 15 minutos andando pra chegar no templo.

#2 Experimente ReGanMian

Depois de passear vai dar fome né? E aí você precisa experimentar uma comida muito típica da cidade, o Regamian, traduzindo literalmente seria macarrão seco quente. Haha, deixa eu explicar melhor.  Esse macarrão é o prato que mais representa a cidade, é uma massa com um molho de gergelim, que por meses eu podia jurar que era de amendoim. Na primeira vez o gosto pode parecer meio estranho, mas já aviso que você corre o risco de se viciar assim como eu me viciei. Pode experimentar em qualquer lugar. Nos restaurantezinhos mais simples, é baratinho e te garanto que não vai se arrepender.

Wuhan - China - ReGanMian

ReGanMian (foto: redogn.com)

Aproveita e anota como se escreve em chinês, assim na hora que ver escrito já vai saber o que é: 热干面. Geralmente, uma porção custa de 3 à 4 reais.

#3 Dogão e compras

Ainda falando de comida, se você é amante de cachorro quente, saiba que isso não é uma coisa muito comum na China, não. Imagina a minha alegria depois que achei um lugar que vende cachorro quente baratinho lá em Wuhan! Melhor ainda: num shopping super legal onde às vezes rola umas promoções maravilhosas! O hot dog é de uma grande loja de móveis e produtos pra casa, a loja Ikea, que graças a Deus tem uma lanchonete dentro dela, com um dogão que custa uns 2 ou 3 reais.

No shopping, aproveita pra ver as promoções das lojas lá, às vezes valem a pena. No dia de mais sorte encontrei umas camisetas por 5 reais, de uma marca boa, então vale dar uma olhada.

Como chegar

É bem fácil chegar nesse shopping. Ele só é um pouco afastado, mas basta pegar a linha 1 (azul escuro) do metro e descer na estação 竹叶海(ZhuYeHai). Você já desce praticamente dentro do shopping. 

#4 Barzinho pra ficar de boas

Pra quem curte um barzinho bem gostoso, Wuhan também tem ótimas opções.

Num dos distritos da cidade, Hankou, você vai encontrar um monte de barzinhos na beira de um lago, uma delícia. O legal de lá também é que dá pra experimentar cervejas de vários países, da Ásia, da Europa, tem tudo lá.

Wuhan - China - Bar

Europa para quê? (foto: Divulgação/Brussels Beer Garden)

Como chegar

Dá pra chegar lá de metrô também descendo na estação da linha 2 (rosa) 王家墩东 Wangjiadun East, em inglês.

#5 Shopping gigante

Por último, deixo a sugestão de um passeio que era um dos meus preferidos, a área de compras de Guang gu, ou Optics Valley, em inglês. 

Wuhan - China - Compras Guang gu - Dia

Guang gu durante o dia

É onde a maioria dos jovens da cidade vão. O lugar abriga uma das maiores ruas de pedestres do mundo. Na verdade, é um grande shopping temático, com uma parte mais moderna e uma inspirada na Europa: tem a rua da Alemanha, a da Espanha e a da Itália. Ah! E agora eles estão construindo a da França também.

Vale a pena o passeio mesmo se você não quiser comprar nada. O lugar é imenso e já te digo você vai se perder nos vários corredores dos vários andares. Eu morei um ano em frente a essa área e não consegui enjoar de fazer esse passeio.

Wuhan - China - Compras Guang gu - Noite

Também é um passeio interessante à noite

Por lá também tem uns restaurantes bem gostosos. E a última novidade é que resolveram construir um restaurante dentro de um avião. Bom, preciso falar mais o que né?! É só ir! Haha.

Como chegar

Pra chegar lá é só pegar a linha 2 do metrô (rosa) e descer na última estação, que se chama GuangGu GuangChang (光谷 广场) ou Optics Valley Square, em inglês. A saída C é a que fica mais perto.

Animou de incluir Wuhan no roteiro pela China?


Perfil - Matheus Crespo

SOBRE O AUTOR

MATHEUS CRESPO

22 anos, estudante. Já chamei a China de casa por um tempo e resolvi compartilhar um pouco do que vi do mundo no Baú do Viajante. Sempre pronto pra uma viagem.

 

Autor convidado Author

O Lolepocket abre espaço para outros autores que queiram contar suas experiências de viagem. Compartilhe as suas histórias com a gente! :)

2 comentários

  • Matheus Crespo
    Postado em 22/09/2016 em 1:06 Responder

    Adorei escrever esse texto e dar dicas dessa cidade que é tão especial pra mim. Obrigado pelo espaço!!!! Muito sucesso aqui pro Lolepocket, lindo demais esse blog.

  • Taís
    Postado em 23/09/2016 em 5:55 Responder

    Queee demais, adorei saber mais de um lugar da China que eu nunca ouvi falar, fiquei doidinha pra visitar esse templo e saber qual é a minha estátua do Buda!
    *.*

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.