Mykonos

Quanto tempo ficar e o que fazer em Mykonos

Capa - O que fazer Mykonos

Quanto tempo ficar e o que fazer em Mykonos

Quando se pensa em ilhas gregas, é inevitável não vir na cabeça aquelas imagens de gente curtindo a praia, relaxando na areia, tomando uma água de coco ou um drink bem colorido. Sim, Mykonos tem isso e mais. E o pelicano Petros, mascotinho da ilha, concorda comigo!

Petrus - Mykonos

Petros, o pelicano mascote de Mykonos (curiosidade: quando um morre batizam outro com esse nome)

Quanto tempo ficar em Mykonos?

Dona de alguns dos pores-do-sol mais incríveis que você vai ver nessa vida, Mykonos é uma ilha pequena, mas não é uma das menores entre as ciclíades gregas. Para explorá-la, é bom que você reserve, pelo menos, dois dias inteirinhos (exclua os dias de chegada e saída, eles não contam mesmo).

Para saber como planejar esse passeio, vem cá que te conto tudo.

Pôr do Sol - Old Port - Mykonos

Um dos lindos crepúsculos de Mykonos (no Porto Antigo)

O que fazer em Mykonos?

Praias

Mykonos tem praias lindas com areias claras e águas tão límpidas que você não pensa em outra coisa a não ser mergulhar nelas. Falando em mergulhar, em algumas delas você deve encontrar equipamentos de mergulho para serem alugados. Essa pode ser mais uma das experiências inesquecíveis que a ilhazinha pode te proporcionar, por que não?

Cada praia tem um estilo diferente e vale a pena se perder pela ilha parando em cada um delas. Algumas você confere nesse post aqui.

Chora

Chora é o coração da ilha, a capital de Mykonos e muita gente também a chama de Mykonos Town. Ela é um labirinto de ruas estreitas com construções branquinhas e de portas azuis. Aqui, você só consegue passar a pé, de bike ou de lambreta. Mas, se posso te dar um conselho: fique a pé, é mais seguro.

Chora - Mykonos

Andando por Chora

Em Chora, você vai achar ótimos bares com baladas, mas também restaurantes onde pode-se jantar mais tranquilamente e explorar a culinária local. Nesse quesito, um bem bacana é o Mamalouka, que combina a comida mediterrânea de verdade com um ambiente confortável e requintado.

Falando de comércio, em Chora também se concentram lojas variadas, entre elas muitas de grife, mercados e casas de câmbio. Se quiser marcar passeios, algumas agências de viagens também estão por aqui.

#dicadeviajante

Se pretende passar por Atenas, prefira fazer suas comprinhas por lá. Você acha basicamente os mesmos produtos, só que com preços bem menores.

Igreja Panagia Paraportiani

Cartão postal da ilha, essa é a igreja mais conhecida de todas as 400 igrejinhas da ilha. A Panagia Paraportiani é uma toda branquinha, inclusive sua cúpula. Ela começou construída no século 15 para ser dedicada à Virgem Maria.

Panagia Paraportiani - Mykonos

Fim de tarde na Panagia Paraportiani

#dicadeviajante

As melhores fotos dessa igreja são no pôr-do-sol. Por conta disso, a essa hora é quando fica mais cheio de gente nos seus arredores.

Museu folclórico

Ele bem pertinho da igreja Panagia Paraportiani, numa casa pequena e antiga de dois andares. Em cima dela, fica um moinho de vento que tem mais de 500 anos!

A casa pertencia a um capitão e tem seis cômodos onde são expostos vários objetos do período bizantino, modelos de barcos, roupas da época, bordados feitos a mão, artigos de cerâmica, entre outras coisas.

Modelo de Barcos - Museu Folclórico - Mykonos

Modelos de Barquinhos

Coleção de Porcelanas - Museu Folclórico - Mykonos

Coleção de porcelanas

Ele é apresentado por um senhorzinho bastante simpático, que se dispõe a explicar cada detalhe da pequena exposição.

Informações Práticas

Funcionamento  Aberto de abril a outubro.

Segunda a sábado – das 17h30 às 20h30.

Domingo – das 18h30 às 20h30.

Ingresso  Não há custo, mas fica a seu critério dar alguma doação para manutenção do museu.

Moinhos de “Kato Mili”

Outro cartão postal da ilha, os 5 moinhos venezianos do século 17, hoje em dia não funcionam. Mas, mesmo assim, chamam a atenção dos turistas, especialmente na hora do pôr-do-sol. É uma cena comum ver pessoas trazendo suas garrafas de vinho e sentando na areia ou nas pedras à beira mar para admirar o horizonte. Não é para menos: o visual é um espetáculo por si só.

Moinhos - Mykonos

Os famosos moinhos

Pôr do sol dos moinhos - Mykonos

Pôr-do-sol dos moinhos

#dicadeviajante

Os moinhos ficam bem pertinho da Little Venice e, por conta disso, muita gente resolve aproveitar para jantar por lá. Então, se você for uma dessas pessoas, considere reservar o restaurante com antecedência.

Little Venice

Little Venice (Pequena Veneza) é um conjunto de casinhas brancas com varandinhas coloridas, bem na beira do mar. Dizem que foram construídas por piratas, mas sabe-se lá até que ponto isso é verdade.

Little Venice - Mykonos

Little Venice

Seja pelo seu charme, seja pela vista dos moinhos, fato é que este é um dos cantinhos mais concorridos de Mykonos, sem dúvida. Seus restaurantes estão sempre cheios, seja para almoço ou jantar. Uma sugestão? O restaurante Aqua Taverna, uma taverna italiana bem ali na Little Venice. A boa, como sempre, é reservar.

#dicadeviajante

Nos arredores da Little Venice acontecem várias festinhas e baladas, se curte, pode partir para alguma delas depois do jantar.

Porto Antigo

Se você chegou em Mykonos de Catamaran, já deve ter avistado de longe o Porto Antigo. Tem vários barquinhos de pesca atracados, quase como se fosse uma decoração. De vez em quando, algum iate para por aí também.

Old Port - Mykonos

Porto Antigo

Alguns dos melhores restaurantes da ilha, você encontra por aqui. Escolha algum com as mesinhas para fora, assim enquanto saboreia a comida, consegue comer a paisagem com os olhos ao mesmo tempo.

#dicadeviajante

Depois de assistir ao pôr-do-sol nos moinhos, venha para cá jantar e assistir ao crepúsculo colorindo o céu e as águas do Egeu. Tente conseguir um lugar nas primeiras fileiras de mesinhas com vista para o porto. Garanto que vai adorar!

Jantar no Porto Antigo de Mykonos

Jantar no Porto Antigo de Mykonos

Ano Mera

Depois de Chora, é o povoado mais importante de Mykonos. Aliás, fica a 8 km de lá. Apesar de ficar bem perto das praias mais badaladas da ilha, a Paradise e a Super Paradise, o lugar é bem tranquilo.

Ano Mera - Mykonos

Na pracinha de Ano Mera

O centro desse povoado fica na região que rodeia a praça próxima ao Monastério de Panagia Tourliani. Por ali, você encontra algumas lojinhas de souvenires e restaurantes com preços mais amigáveis que os praticados em Chora.

#dicadeviajante

Quer um almoço mais barato? Vá a Ano Mera.

Monastério de Panagia Tourliani

Famoso por sua torre de sino feita em mármore, esse monastério é dedicado à protetora de Mykonos. Outros destaques da visita são sua tela do altar pintada por artistas vindos de Florença, com folhas de ouro e flores coloridas, e seus incensários no melhor estilo oriental, com representações de dragões.

O monastério tem ainda um museu com peças que fazem parte da sua história.

Monasterio Panagia Paratourliani - Mykonos

A famosa torre do monastério

Incensário - Monastério Panagia Paratourliani - Mykonos

Incensário de dragão: parece oriental mas é Grécia!

Informações Práticas

Funcionamento Todos os dias – 9h às 13h e 14h às 19h30.
Ingresso € 1.

Delos

Caso tenha um tempinho a mais em Mykonos, inclua no seu roteiro passar uma manhã na ilha de Delos. Nessa ilha, segundo a mitologia grega, teria nascido Apolo, filho de Zeus com a titã Leto.

Independente disso, com monumentos históricos de mais de 2.600 anos, Delos é um grande museu a céu aberto e um sítio arqueológico importantíssimo para a Grécia e para a humanidade. Tanto é que é um Patrimônio Histórico pela UNESCO.

Delos

Sítio arqueológico de Delos

A visita a Delos pode ser feita pela Delos Tour. O trajeto entre as duas ilhas leva em torno de 30 minutos. Você pode reservar seus ingressos online e receber um voucher para pagar e retirar no escritório deles em Mykonos, ou fazer tudo direto lá.

#dicadeviajante

1. De todas as ilhas ciclíades, Delos fica mais próximo de Mykonos, daí a lógica da visita.

2. O melhor horário para a visita é durante a manhã, pois é quando o intervalo entre a ida e a volta da embarcação é maior, já que o sítio arqueológico é enorme.

|Mais detalhes sobre a visita de Delos, aqui.|

Mapa


 

dayanalole Administrator

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.