Visitando Isla Negra por conta própria!

0

Neruda impressiona em tudo, seja na política, na literatura e até na decoração das suas casas, ao todo, três pelo Chile. Mas Isla Negra guardou um espaço especial no coração do poeta e ganhador do Nobel de Literatura de 1971 e tem tudo para conquistar o espaço dela no nosso também.

Dá uma olhadinha nesse vídeo e vê se não é verdade. Aqui, a gente conta tudo desde a saída de Santiago até a experiência de estar na casa preferida de Pablo Neruda, Isla Negra. 

Não esquece de dar aquela moralzinha curtindo o vídeo, bem aqui. 😉

Por dentro de Isla Negra

Isla Negra foi batizada assim por Neruda, que adorava colocar nome em tudo, por conta das pedras escuras da praia. E é justamente lá que a gente tem a oportunidade de conhecer melhor a essência de Neruda, já que a casa tem o maior acervo sobre ele.

O poeta tinha um quê de colecionador, então espere encontrar por lá coleção de quase tudo: borboletas, conchas, garrafas e… mascarões! Sim, aqueles de proa mesmo. E a paixão pelo mar era tanta que não parou por aí: Isla Negra foi projetada para lembrar um navio, com direito a cômodos estreitinhos, vista para o mar e algumas mobílias feitas de partes de embarcações. E faz você ver como cada coisa diferente pode fazer uma composição tão linda.

Entre tanta coleção, dá para conhecer também um pouco das viagens que Neruda fez e onde morou quando ficou exilado. Até a sua infância dá as caras na casa, que tem uma ala dedicada a ela. Com um cavalo de madeira enorme por que se apaixonou quando era criança e comprou depois de anos, já adulto. Neruda amava as coisas simples da vida.

|A overview das 3 casas do Neruda, com a Nanda, do Vontade de Viajar.|

Mais dicas para a visita a Isla Negra

Agora, vou dar mais dicas, anota aê:

Não fique só na casa

Isso mesmo. Desça até a praia e tenha a chance de ver o “moai” esculpido com o formato da cabeça de Pablo Neruda.

Não dá para tirar foto, mas tem livro de recordação

A galera que curte uma decoração vai à loucura por aqui, mas não dá para tirar foto. A gente sabe, a casa é linda e dá vontade de usar de inspiração para um monte de coisas.  Então, deixe para comprar um livrinho de recordação ao final do passeio, vai ter foto para se inspirar lá. 😉

Para garantir a entrada na casa, chegue cedo

Especialmente na alta temporada e feriados, como não é mais possível reservar a casa, chegue cedo. Os ingressos são vendidos por ordem de chegada e, como contamos, os espaços da casa são pequenos. Por isso, eles limitam a quantidade de gente lá dentro. Se não quiser fazer o esforço de chegar lá e não conseguir entrar, se programe para estar lá assim que a casa abrir.

Combine com a visita a Valpo/Viña del Mar

Isla Negra fica a 60 km de Valpo/Viña del Mar, metade da distância dela até Santiago. Assim, uma boa opção é encaixar Isla Negra na volta para Santiago, depois de um pernoite em uma dessas cidades. Tem ônibus da Pullman bus fazendo esse trajeto também. O tempo de viagem cai proporcionalmente: você passa a levar 1 hora no busão.

Mais dicas?

Tem outras dicas no vídeo que não mencionei aqui, então, dá um play lá. 😉

As opções para chegar a Isla Negra

Para chegar a Isla Negra, tem três jeitos. Ônibus, carro e excursão, sendo essa última a mais cara.

Ônibus

De ônibus, quem faz o trajeto é uma filial da Pullman Bus, a Asociación Pullman Bus Costa Central, mas não disponibilizam a venda online. Por conta disso, é preciso comprar lá na hora mesmo.

Em Santiago, os ônibus partem dos terminais de Alameda e Pajaritos. O custo da passagem foi 4.500 CLP (maio/2016) e o ônibus deixa na rua principal, a poucos metros de Isla Negra. No mapinha aqui embaixo, você pode ver o ponto onde o ônibus deixa, o trajeto a pé até a casa de Isla Negra e o guichê da Pullman Bus, onde vai pegar o ônibus para retorno a Santiago.

Carro

Ir de carro até Isla Negra é bem tranquilo. As estradas desde Santiago são excelentes e boa parte do trajeto é linha reta. O problema são os três pedágios no percurso, que tem preços variados custam para mais de 2.000 CLP.

Só recomendaria essa opção se estiver com mais gente te acompanhando e/ou quiser fazer paradas estratégicas nas vinícolas, com algum motorista que esteja disposto a não fazer degustação. #motoristadavez 🙁

Excursão

Essa é uma opção significativamente mais cara, porém pode te ajudar a otimizar o roteiro, se estiver com pouco tempo.

A Turistik é uma das agências mais famosas e inclui a casa de Neruda justamente no tour Isla Negra & Vinos, que te permite fazer uma degustação na vinícola Matetic. É uma boa, caso não tenha alguém disposto a aceitar a opção ali de cima. Você encontra guichês dela desde o aeroporto até vários pontos estratégicos de Santiago. A vantagem de comprar online é o desconto que eles oferecem, fazendo o preço cair de 63.000 CLP para 56.700 CLP (94 USD).

A Interhabit e a Visit Chile também oferecem uma versões alternativas combinando Isla Negra e a vila de Pomaire, para conhecer o artesanato de argila da região, e custam a partir de 108 USD.

Informações Práticas

Site Fundação Neruda
Endereço Poeta Neruda s/n, Isla Negra, El Quisco
Telefone +56-35-2461284
Funcionamento Março a Dezembro: Terça a Domingo – 10h às 18h
Janeiro e Fevereiro: Terça a Domingo – 10h às 20h
Em 12/07, aniversário de Neruda, pode haver alteração no funcionamento. Confira no site.
Entrada 6.000 CLP

Quem aí teria mais dicas para dar sobre Isla Negra?

COMPARTILHAR
Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui