Melhor não ter Dizzy para seguir nossa repórter Murielle Giordan nesta semana.
O teto da Capela Real de Versalhes
Todos os dias, geralmente às 10h, o tribunal frequentava Missa do rei. Este último ficou na galeria real cercada por sua família, as damas da quadra ocupavam o lado de pé enquanto estavam na nave eram os oficiais e o público.
Está ao lado Stéphanemotorista de operações, que nosso repórter foi capaz de visitar o Projeto Royal Chapel, “A irmã mais velha da capela sagrada”E entre no telhado, 30m mais alto. O que é surpreendente são Os graffitos deixados pelos companheiros de Mastersum verdadeiro testemunho da história da construção.
Murielle Giordan
No topo, uma escala que dá em Uma clarabóia e uma pequena dobragem. Elementos instalados pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, que usou este lugar como vigilância No ambiente. Um lugar muito estratégico desde o mais alto da cidade. Os soldados tinham assim um Vista panorâmica de mais de 50 km.
Para ouvir: Nas áreas muito secretas do Palácio de Versalhes
O sótão da santa capela
Procurado por Saint Louis, o Sainte Chapelle é uma jóia gótica hoje registrada em Patrimônio Mundial da UNESCO.
Cécile Riveso administrador das instalações, levou nosso repórter sob o sótão, que ficou imediatamente surpreso com o cheiro. “” “O perfume de madeira … Uma linda madeira da Borgonha. Mas esses sótãos não são originais, pois foram destruídos ao mesmo tempo que a flecha no momento da revolução. Eles são do século XIX, um trabalho magnífico”.
Murielle Giordan
“” “As flechas de Notre Dame e a da Santa Chapel se olham no céu parisiense Desde a Idade Média Mas obviamente eles não são os mesmos. O da capela sagrada, já é oum 5º desde a origem Para que possamos ver que esses são elementos que estão salientes, que podem ser enfraquecidos por condições climáticas”.
Restauradores na época “demorou muito para encontrar as técnicas dos mestres do passado e, de fato, para o sagrado Chapelle, é realmente Trabalho virtuoso que será a escola”.
A cúpula do Observatório Sorbonne
Erguido no final do século 19, a torre de astronomia do Sorbonne é o lugar perfeito para Observe as estrelas e o céu de Paris. Com vista para o distrito latino, é uma das jóias arquitetônicas da capital. É também um traço histórico do passado, já que o local lembra que a astronomia era ensinada na época no Sorbonne (quando seu nome designou apenas uma universidade).
“” “Os últimos 2 andares não são Não acessível aos alunos Porque leva a apartamentos de pessoas que trabalham aqui, mas também para a torre de astronomia” explicar Francis Ogermembro da Sociedade Astronômica da França.
Christophe Lehenaff
No 5º é encontrado A sala quadrada onde as observações são preparadas. “” “É aqui que vemos melhor porque, na cúpula, existem terraços ao ar livre, mas eles são considerados insensíveis hoje e, portanto, são proibidos de acessar. Você pode ver aproximadamente Todos os monumentos de Paris E também algumas cúpulas como a da escola politécnica”.
“” “Com o céu parisiense, é um pouco difícil ver coisas muito distantes, mas ainda conseguimos ver Galáxia de Andrômeda que é uma distância de 2 milhões de anos luzes”.
Para ouvir também: O Observatório Sorbonne, um lugar incrível classificado como um monumento histórico
A grelha do teatro Mogador
Em Mogador, há 5 andares de lojas. Espaços necessários para os 37 artistas. No 2º andar está a fisioterapia que está presente aqui no ano para tratar as diferentes doenças dos dançarinos o mais rápido possível. Existe até Um salão de esportes Porque os atores têm a obrigação de fazer um aquecimento físico e vocal.
Murielle Giordan
Agora direção um lugar invisível para o público: Os cabides Localizado acima da grelha, uma grade colocou 17m de altura. “” “Você está enfrentando os postes, existem 40, Tubos de alumínio que levantam todos os conjuntos em 4 a 7 segundos” explicar Pierre Stoninagerente técnico do Mogador Theatre por 43 anos. Ações que são feitas em O ímpeto de um topper. Uma pessoa com um papel essencial para a realização ao vivo do show. Sébastien nos explica por que em nosso podcast.
A torre sineira do hotel marinho
Inacessível ao público desde a Revolução, o Hôtel de la Marine se beneficiou de uma grande restauração de escala e, desde 12 de junho de 2021, parisienses e turistas podem visitá -lo e admirar salões, apartamentos dos intendentes da coroa e mergulhar em si mesmos em A história do século 18.
Vincent Isore – IP3 Press
Victoria Decoqresponsável por ações educacionais e culturais do Hôtel de la Marine, leva nosso repórter no telhado. “” “Somos o mais próximo possível do zinco. Há uma torre sineira, é O ponto culminante do monumento. O último abriga 3 sinos que provavelmente estão lá desde o século XVIII ”. Uma torre sineira que quase desapareceu. “Podemos notar em trocas de correio que a pessoa que gerencia o prédio na década de 1930 parece envergonhada pelo fato de que a torre do sino excede tanto e não seria contra ele destruí -lo”.