Cada decisão ou mudança em seus produtos tem um impacto global – para melhor e para o pior – e alguns deles se transformaram ao longo dos anos em memórias nostálgicas ou piadas de piadas para usuários da Internet.

Aqui estão alguns momentos em que a Microsoft marcou o mundo dos computadores:

Tela azul de morte

Desde as primeiras versões do Windows, uma tela azul de morte (“tela azul da morte” em inglês) aparece quando o sistema operacional atende a um erro em um programa ou em uma falha material.

A tela azul do Windows 10 Error.


A tela azul do Windows 10 Error.

Ilustração CC Wikimedia

Muitas vezes, é uma tela totalmente azul acompanhada por um texto em branco – originalmente escrito pelo antigo CEO da Microsoft Steve Ballmer – que indica o problema. Alguns deles incluem códigos de erro para ajudar especialistas ou usuários experientes a entender o que aconteceu.

As versões mais recentes do Windows acompanham esta mensagem de um sorriso com um rosto triste. Muitas vezes, a única solução para escapar é desligar e depois reacender a máquina – uma manipulação que se tornou uma piada na série britânica “The It Crowd”.

A colina verde no papel de parede

É uma das paisagens mais conhecidas do mundo dos computadores: uma colina verde esquecida com um céu azul brilhante, constatada por nuvens.

O papel de parede chamado “Bliss” (“Bliss” em inglês), que acompanhou o lançamento do Windows XP em 2001, agora desperta nostalgia para aqueles que cresceram com um computador nas décadas de 1990 e 2000, revivendo uma época marcada pela democratização de videogames no PC e pela aparência de mensagens on -line como MSN Messenger.

https://www.youtube.com/watch?v=3nf3gfksrti

A foto original, muito pouco retocada, foi tirada em 1996 no condado de Sonoma, Califórnia, por Chuck O’Rear, fotógrafo especializado em vinho que viu essa paisagem idílica enquanto passava por perto. Visto por bilhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Microsoft, este papel de parede deu origem a muitas paródias e reutilização: parece, por exemplo, no videogame “Emily Is Away”, título independente de 2015 com base na nostalgia nos anos 90.

Em junho de 2023, a Microsoft publicou uma versão ligeiramente modificada e de melhor qualidade de “Bliss”, que muda um pouco as sombras, suaviza o contorno das nuvens e acrescentou dentes de leão.

“Pequena jóia”

No Windows Edition de 1995, o Music Mixing Chime e seus eletrônicos recebem usuários ao iniciar o sistema operacional.

Projetado para ser um título calmante, esta doce melodia foi composta pela lenda da música eletrônica Brian Eno, que descreveu em 1996 a música como “uma pequena jóia” no site de informações do SFGATE. O músico compôs 84 clipes antes de selecionar este curto extrato que se tornou culto, mas duas vezes mais que os três segundos e os trimestres planejavam originalmente.

“Clippy”, o pequeno trombone irritante

Muito antes da chegada do ChatGPT, um robô de conversação capaz de escrever cartas e dissertações, a Microsoft forneceu aos usuários de sua suíte de escritório – cuja palavra e excel são o software mais conhecido – um assistente pessoal nos anos 90.

Aceptivamente, apelidado de “Clipippy” por alguns usuários, esse pequeno trombone animado enfeitado em olhos grandes aparecia (um pouco demais) regularmente para dar conselhos, muitas vezes não solicitados. Seu incessante e intrusivo “parece que você está escrevendo uma carta” ganhou muitas paródias e diversões humorísticas na internet.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here