Tailândia

Tailândia | Quando ir? Fechando a equação entre clima e festas

Tailândia | Quando ir? Fechando a equação entre clima e festas

O país está se destacando cada vez mais como um dos destinos queridinhos da gente. Também pudera: tem praias lindonas, templos impressionantes e uma cultura totalmente diferente do que a gente está acostumado. Resultado? A curiosidade viajante vai às alturas, né não? E, para tornar a trip ainda mais bacanuda, nada melhor que saber quando ir à Tailândia, escolhendo uma época que combine com a gente, tanto em termos de clima como de festivais, que lá, são ótimos!

Falando de clima

Quando ir - Tailândia - 0

As monções, um fenômeno que causa chuvas torrenciais, são o evento predominante para a decisão de quando pisar em solo tailandês. Fato. A área mais turística, que envolve a costa oeste do país, onde estão as ilhas de Phi Phi e Phuket, sofre MUITO com as monções entre Julho e Outubro.

Para ter ideia: nessa época, os serviços de transporte para as ilhas fica limitado, podendo, inclusive, serem suspensos durante as chuvas. Por isso, vale ser flexível com os planos durante o período, se estiver por lá.

#dicadeviajante

Se me permite o pitaco: caso os seus planos de viagem caiam justamente no período das monções, vale priorizar Bangkok e o norte da Tailândia no roteiro, que ainda sofrem com as chuvas, porém de uma forma mais amena.

Quando ir - Tailândia - 1

Por outro lado, no espaço entre Novembro e Março, as temperaturas ficam amenas e o clima seco. Isso garante dias lindos e extremamente fotogênicos. A questão é que esse período coincide com a alta temporada, quando os preços ficam mais elevados e é necessário fazer reservas dos passeios mais cobiçados com bastante antecedência. 

Nos outros intervalos, que são de Abril a Junho e de Setembro a Outubro, o tempo permanece seco. E aí, o incômodo passam a ser as temperaturas, que costumam ser bastante elevadas, chegando fácil aos 30°C. E fica o aviso: abril costuma ser o mês com as maiores temperaturas registradas.

Para quem pretende incluir o Golfo da Tailândia, área que inclui as ilhas de Koh Tao e Koh Samui, deve estar atento ao período de monções na região da costa leste, que compreende Outubro a Dezembro.

Quando ir - Tailândia - 2

Mês a mês

Janeiro: temperaturas amenas, para o padrão tailandês (que é alto, viu?), e tempo seco. Resultado: muitos e muitos turistas na área.

Fevereiro: continua ensolarado e seco.

Março: a época mais quente está chegando. Por isso, prepare o protetor solar. Boa notícia: as praias começaram a esvaziar (de gente!).

Abril: tempo muito quente (o mais do ano!) e seco.

Maio: apesar de estar extremamente quente, é o início da época chuvosa.

Junho: já começou a chuvarada no sul do país.

Julho: agora, é oficial, as monções estão dominando a Tailândia.

Agosto: dias nublados e chuvas diárias – a estação chuvosa tá no meio.

Setembro: basicamente, na mesma de agosto. Ainda com dias cinzas…

Outubro: ainda chove, mas está diminuindo. A temporada de praias está quase lá.

Novembro: temperaturas razoáveis, mas o tempo seco dá a sensação de serem mais elevadas. Foi dada a largada na alta estação.

Dezembro: aquele verão quente e seco que viajante que ama praia adora.

Animação pura nos festivais

Quando ir - Tailândia - 3

Na Tailândia, os festivais sofrem a influência do clima e, claro, da religião. Ou vice versa. Aqui, a gente vai falar dos mais queridos do ponto de vista turístico, que vão ser os mais lindões, diferentes e interessantes para quem não está tão acostumado com a cultura tailandesa. 😉

Os mais de todos: Loi Krathong e Yi Peng (Yee Peng)

Provavelmente, esses são os mais queridos de todo o calendário tailandês.

O Loi Krathong é aquele onde os kràthongs, uns barquinhos estilo origami enfeitados com flores e velas, são colocados à deriva sobre as águas dos rios. Já no Yi Peng, que também é também conhecido como Festival das Luzes, quando os barquinhos são substituídos pelas lanternas que vão flutuando para o infinito e além. É daquelas coisas muito lindas de se ver.

Independente do que seja liberado, a ideia aqui é que a má sorte está indo embora, especialmente se a lanterna ou o barquinho desaparecer da sua vista antes do fogo apagar. Interessante? Para alguns é mais que isso.

Quando ir - Tailândia-4

Quando e onde

O Loi Krathong é comemorado no primeiro dia de lua cheia do 12º mês do calendário lunar. O Yi Peng acontece na lua cheia do 2º mês do calendário Lanna (curiosidade: “Yi” quer dizer “segundo” e “Peng”, mês). Normalmente, as duas datas coincidem e são comemoradas em 3 dias seguidos.

Em termos práticos, acontecem em novembro. Esse ano, a data oficial é dia 3 daquele mês – mas é no segundo dia que a festa fica melhor, ou seja, dia 4.

Embora tenha suas comemorações tímidas em outros cantos da Tailândia (afinal, o país é budista, né?), o melhor lugar para se estar nessa época e ver um baita festival, com direito a decoração e feirinha de rua, é em Chiang Mai.

Quando ir - Tailândia - 5

Outros grandes festivais tailandeses

Songkran

É o ano novo tailandês. Eles comemoram com procissões bem coloridas com aspersão de água nas imagens de Buda. Depois a coisa fica divertida: os tailandeses pegam suas arminhas de água e partem para as ruas disparando as benditas!

A festa acontece entre 13 e 15 de abril e é mais animada em Bangkok e Chiang Mai.

Khao Phansaa

É o período da Quaresma Budista, que começa no dia seguinte à comemoração do primeiro sermão de Buda, em que ele contou sobre as quatro verdades do budismo. Para ser mais precisa: no primeiro dia de lua minguante do oitavo mês do calendário lunar. Mas, cá entre nós, é em algum dia de julho. O próximo é dia 28 de julho de 2018.

A graça aqui é estar em Ubon Ratchathani. Por lá, as velas usadas como oferendas viram um festival de esculturas de cera. 😉

Festival Vegetariano

São nove dias em que os tailandeses não comem carne, como forma de purificar o corpo e a mente. É uma data que mostra a influência da cultura chinesa na Tailândia.

Ele acontece em outubro, num período de nove dias do nono mês do calendário lunar chinês. Esse ano, está marcado para o período de 20 a 28 de outubro.

O festival fica bem radical mesmo em Phuket, no Festival Vegetariano de Phuket. Por lá, além de procissões, rolam coisas como pessoas em transe caminhando sobre uma cama de brasas ou subindo uma escada de alguns metros feita de lâminas afiadas. Mas não se assuste, isso tem explicação: eles acreditam que os seus deuses trarão águas curativas e suas feridas físicas serão curadas.

Se você não tem sangue frio a ponto de ver gente andando perfurada pelas ruas, já sabe que é melhor evitar esse período.

Então, qual vai ser a sua escolha de data?

dayanalole Administrator

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.