Paris é bastante agradável em qualquer época do ano. Por conta disso, a resposta mais honesta que alguém poderia te dar é: não existe melhor época quando ir a Paris. O negócio é ver o que você curte mais e o que está “disposto a encarar”. E, para isso, estamos aqui para te ajudar a saber o que considerar na hora da decisão. Bora conferir?

Afinal, o que considerar para escolher a melhor época quando ir a Paris?

#1 O clima de Paris

Particularmente, as estações intermediárias de primavera e outono são as mais agradáveis. Nessas épocas, você curte dias frescos, sem a necessidade de muitas camadas de casacos ou de carregar litros d’água para compensar a secura do calor.

Além disso, tem a chance de ver como a cidade realmente funciona, já que os parisienses vão estar em casa. Também são os melhores meses para contemplar os jardins e parques da cidade. Na primavera eles ficam todos floridos, prontos para boas fotos. O Jardin du Luxembourg, por exemplo, tem canteiros excepcionais que são melhor apreciados nessa época. No outono, as folhas amareladas das árvores são um charme de dar gosto andar pela cidade.

Jardin du Luxembourg - Quando ir a Paris
Jardin du Luxembourg na primavera (foto: Pixabay/Mariamichelle)

Por outro lado, o inverno também tem seus encantos. Durante os períodos de frio, há a abertura de parques de patinação pela cidade (na Torre Eiffel, por exemplo) e a cidade ganha mais luzes com os enfeites de final de ano. Se der sorte, pode ser que veja a neve, mas isso não é regra. O lado ruim é que os dias ficam bem mais curtos. Tipo, só 8 horas de sol por dia. E isso é caso sério!

Notre-Dame - quando ir a Paris
Notre-Dame durante o inverno (foto: Commons Wikimedia/Nicolas von Kospoth)

Se for para evitar uma época, que seja o verão. Paris fica com um tempo quente e, para piorar, bem seco. Essa secura acontece por conta de um fenômeno vindo do norte da África. E todo mundo sabe que calor é matéria-prima africana…

Até os parisienses aproveitam para sair da cidade nessa época e, inclusive, alguns restaurantes e cafés chegam a parar de funcionar. Quem você mais vai ver pela cidade são outros turistas mesmo.

Mas algumas coisas legais acontecem. Por exemplo, o Jardin des Tuileries ganha um parque de diversões, com direito a algodão doce e roda gigante!

Quais os meses mais quentes? Julho e agosto.

E quais os mais frios? Dezembro e Janeiro.

 

#2 Os preços em Paris

Com a proximidade das férias escolares e a subida das temperaturas pós-inverno, os preços em Paris costumam aumentar. E, falando em preços, pense logo nas maiores despesas: hospedagem e passagens.

Air France - Quando ir a Paris
Os preços das passagens ficam mais caros a partir de Maio (foto: Commons Wikimedia/Anthony92931)

Maio dá inicio à temporada de preços altos na cidade, que começam a cair de verdade a partir de setembro. Uma boa opção para quem ainda quer aproveitar essas épocas é optar por hostéis ou pelo aluguel de apartamentos. Essa última opção é especialmente interessante para quem estiver com mais gente e/ou for passar um período mais longo na cidade, já que, normalmente, quanto mais tempo se fica, melhores as condições de preço.

Considerando custo-benefício, quais os melhores meses para estar em Paris? Abril, setembro e outubro.

 

#3 As filas em Paris

A alta e a baixa temporada influenciam fortemente também no tempo que você vai passar em filas e até mesmo nos passeios, já que lugares cheios demoram mais a serem visitados.

Segundo a Prefeitura de Paris, a baixa temporada acontece de 01 de novembro a 31 de março. A alta temporada acontece em 01 de abril a 31 de outubro e em datas festivas (Páscoa, 14 de julho – Revolução Francesa, Natal, Reveillòn, por exemplo). Nesse período espere encontrar filas enormes!

Fila na Torre Eiffel - Quando ir a Paris
Fila na Torre Eiffel durante a alta temporada em Paris (foto: Flickr/Daniel Lobo)

Um bom jeito de driblar filas em boa parte das atrações em Paris é adquirir um Paris Museum Pass, que ainda te ajuda a economizar, dependendo do número de atrações onde for. Infelizmente, ele não é aceito na Torre Eiffel, mas é possível comprar o ingresso online.

E aí? Conseguiu se decidir de quando ir a Paris?

COMPARTILHAR
Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui