Que Tiradentes MG é um paraíso gastronômico, muita gente sabe. Restaurantes estrelados permeiam as ruas históricas e são ótimas opções de visita para quem está de passagem pela cidade.

Mas, além dos restaurantes, a cidade também guarda docerias das boas. Então, que tal guardar espaço para a sobremesa e visitar uma dessas aqui? Uma coisa a gente garante: vai ser uma delícia.

#1 Doce de Leite do Bolota

“Doce de leite é coisa de Minas”. Tá, é quase uma verdade universal. Mas se quiser provar um diferente, anota o endereço do Bolota, que você vai precisar.

No que ele é diferente? Para começar, ele leva pouco açúcar e uma boa dose de paciência no cozimento. Tudo fruto da criatividade do Bolota, um cozinheiro que adorava doces e inventou a receita após descobrir que era diabético. O resultado é um doce suave que não enjoa de jeito nenhum. De tão bom, faz todo mundo bater na porta da Dona Célia, viúva do Bolota, para conseguir comprar, pelo menos, um potinho de 300 gramas de doce de leite.

Doce de Leite do Bolota - Tiradentes MG
Na porta da casa do Doce de Leite do Bolota

Além do famoso doce de leite, a esposa e a filha do Bolota, que continuam mantendo a tradição dos doces, também vendem outras variedades de guloseimas feitas com frutas.

Só tocar a campainha da casa, que fica com as portas fechadas, para ser atendido com simpatia por uma das anfitriãs.

#dicadeviajante

1. A saída do doce é muito grande, especialmente nos períodos de feriados. Por conta disso, melhor se antecipar e já deixar encomendado para garantir o seu.

2. Para quem está em outras partes do país e quer provar dessa delícia, vale fazer encomenda. Eles enviam!

Preçômetro: $$.

Informações Práticas
Endereço Rua Bias Fortes, 77 – Cascalho
Telefone (32) 3355-1465
Funcionamento Terça a Domingo, a partir das 9h às 18h (ou até quando durarem os estoques)
Formas de pagamento Dinheiro

#2 Chico Doceiro

Aqui, simplicidade e simpatia fazem um casamento perfeito. A doceria funciona na garagem da casa do Seu Chico, um senhorzinho de mais de 80 anos, que faz questão de cozinhar as guloseimas que vão ser servidas para quem chega.

Todo mundo sai falando dos canudinhos de doce de leite, mas o Seu Chico também produz outras variedades. Doces de abóbora, cocada, ambrosia… tudo servido de um jeito familiar, intimista e com um dedinho de prosa. Sinceramente, não se sabe o que conquista mais: o doce em si ou esses acompanhamentos. 🙂

Mas não se deixe enganar pela modestia do Chico Doceiro. Ele é uma celeb em Minas! Tem várias matérias sobre ele espalhadas por aí.  Fuçando no YouTube, achei essa da PUC TV mostra um pouco de quem ele é e as guloseimas maravilhosas que faz:

De tão importante, o Chico Doceiro já virou um ponto turístico em Tiradentes, com direito a plaquinha de indicação pela cidade e tudo. Então, não tem como perder mesmo!

Preçômetro: $.

Informações Práticas
Endereço Rua Francisco Pereira Morais, 74 – Centro Histórico
Telefone (32) 3355-1900
Funcionamento Diariamente, 8h às 20h.
Formas de pagamento Dinheiro

#3 Rocambole e Cia

Para quem já está ali no Largo das Forras, vai ser fácil chegar ao Rocambole e cia, que fica a pouquíssimos metros de distância.

Como é de se esperar, as estrelas da casa são os rocamboles, que seguem uma receita própria. Os recheios são os mais variados, mas sempre levando uma combinação com doce de leite (tô em Minas, alô?). Tem doce de leite com ameixa, coco, abacaxi, maracujá, limão, e por aí vai.

Se animando em comprar o rocambole, você pode pedir uma fatia ou levar uma caixa de rocambole. No caso de fazer a segunda opção, dá para escolher entre uma caixa média ou, ainda, aproveitar a promoção do rocambole grande e levar mais um médio por conta da casa. E, aqui vale dizer, o rocambole grande é literalmente o dobro do médio. Então, a promoção vira quase um “leve 3 pague 2”.

Rocambole e Cia - rocambole - Tiradentes MG
O rocambole (médio) de Doce de Leite com Ameixa

Na parte “e Cia”, o destaque vai para o pastel de angu, bem sequinho e saboroso. Além dele, eles oferecem lanchinhos como sanduíches e salgados, opções de refeições executivas e, ainda, caldinhos de legumes, verde ou de feijão, acompanhados de torradas. Todos eles com preços mais convidativos que vários restaurantes da cidade.

Rocambole e Cia - Tiradentes MG
Por dentro do Rocambole e Cia

Existem também outras opções de doces, como quindim, queijadinha e  cone de doce de leite, mas nenhum deles chega a ser tão bom quanto o rocambole.

Preçômetro: $$$.

Informações Práticas
Endereço Rua Min. Gabriel Passos, 115 – Centro Histórico
Telefone (32) 3355-2897
Funcionamento Diariamente, 9h às 2h
Formas de pagamento Dinheiro ou cartão de crédito/débito

#4 Chocolateria Puro Cacau

Falar de atendimento simpático é quase que um padrão em Tiradentes. Mas vou te falar: fiquei tão feliz quando entrei na chocolateria com meu marido para escolher uma sobremesa e fui surpreendida por uma variedade enorme de licores e uma moça com um sorriso convidativo dizendo que poderia experimentar qual quisesse. E levei o negócio a sério. Experimentei vários e experimentei de novo alguns ainda. Até decidir por uma garrafa grande de licor de chocolate com pimenta, bem encorpado e saboroso. 😉

Mas, nem só de licores vive a chocolateria Puro Cacau. Aliás, licores são só uma ala do negócio. Eles tem chocolates artesanais, trufas variadas com sabores exóticos, alfajores, fondue e um chocolate quente cremoso de fazer qualquer um querer bis.

Chocolateria Puro Cacau - Tiradentes MG
Quem não olha para uma cascata dessas e pensa que queria uma dessas em casa?

Uma indicação? Se curtir algo geladinho, se entrega ao frozen deles. Grande (300 ml) ou médio, doce de leite ou chocolate, pick your poison and be happy. É doce sem exageros e não fica com gosto de gelo. Por conta disso, é uma ótima pedida para um pós-almoço.

Para completar o circo, ainda fica bem ali no Largo das Forras, junto com algum restaurante que você deve parar. Então, por que não a esticadinha?

Chocolateria Puro Cacau - Doces - Tiradentes MG
Mais uma prateleira de guloseimas… uma boa opção de lembrancinhas, né não?

Preçômetro: $$.

Informações Práticas
Endereço Largo das Forras, 30 – Centro Histórico
Telefone (32) 3355-1600
Funcionamento Diariamente, 9h às 22h
Formas de pagamento Dinheiro ou cartão de crédito/débito


Mais alguma indicação de sobremesa em Tiradentes MG?

COMPARTILHAR
Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

8 COMENTÁRIOS

    • O Chico Doceiro é um fofo! 🙂
      Eu adorei o rocambole do Rocambole e Cia! E não achei caro, ainda mais vendo o tamanho. Um médio custa R$25 e na promoção do grande, a gente paga R$ 50, mas leva o equivalente a 3 médios.
      O Doce de Leite do Bolota é uma casinha, tem que bater lá como quem vai visitar um amigo.
      Tiradentes é tudo de bom… sempre deixa saudades.

      Beijo!!!

  1. Olá, 🙂
    Então.. É que tenho uma pequena loja de móveis rústicos e fiz um espaço de um Café… Coloquei empadas, doces mineiros, bolachinhas e a idéia seria colocar uns licores.. Seria possível vc me passar os dados do fabricante para eu poder entrar em contato? Pois entrei em contato com a chocolateria e ficaram de me retornar, mas até agora nada.. 🙁

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui