De acordo com o Nihon Keizai Shimbun (Nikkei), o grupo japonês Softbank está pensando em investir US $ 1.000 bilhões para construir parques industriais nos Estados Unidos usando robôs e inteligência artificial (IA).
Masayoshi, filho, presidente do Softbank Group, deve ir para os Estados Unidos em breve para apresentar ao governo dos EUA este projeto para o qual ele buscará financiamento direto de fundos de investimento e instituições financeiras.
Uma resposta à guerra comercial de Donald Trump
Esta é uma resposta à ameaça do presidente americano Donald Trump para impor tarefas aduaneiras a outros países.
O parque industrial previsto pelo Softbank será equipado com sistemas usando IA para fornecer demanda em resposta à diminuição do trabalho de parto. A idéia é otimizar o design dos processos de produção.
“” A empresa usará IA no processo de produção de uma ampla gama de produtos, incluindo smartphones, carros e ar condicionado, a fim de modificar (o processo) para reduzir o envolvimento humano “Explica o Nikkei.
Anteriormente, em janeiro, o Softbank apresentou o Projeto Stargate, uma joint venture com o Openai e o Oracle para construir data centers nos Estados Unidos. Ele planeja investir até US $ 500 bilhões nos próximos quatro anos.