A cidade do Rio de Janeiro é conhecida por suas atrações naturais, mas também oferece atrações culturais, entre elas, Museus de Ciência. Dentre as opções de Museus de Ciência do Rio, selecionamos três que são interessantes e que possibilitam roteiros a partir deles. Como a visita não dura muito tempo, é possível visitar o museu e depois ainda aproveitar outros passeios. Vamos lá?

Museus de Ciência são importantes, principalmente, para aproximar a ciência do público. E isso não inclui só crianças e jovens. Muitos adultos podem divertir-se e aprender em um museu com essa proposta. Afinal, a Química, a Física e a Biologia não só estão presentes no dia a dia de todos como também podem ser muito divertidas.

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Localizado no bairro de São Cristóvão (agora chamado de Bairro Imperial de São Cristóvão), o MAST é um dos Museus de Ciência mais antigos. Nele são realizadas pesquisas e também atividades de divulgação científica. São muitas opções do que fazer:

• Ciclo de Palestras;
• Brincando de Matemático;
• Programa de observação do céu;
• Cozinhando com a Ciência;
• Observação do Sol;
• Cine Ciência;
• Astromania;
• Faça você mesmo;
• Contando mitos;
• Planetário inflável;
• Visita orientada.

No site do MAST é possível conferir a agenda mensal de atividades na aba “Visite o MAST”. Esse museu também possui exposições permanentes e itinerantes.

Museus Rio de Janeiro-6

Além de aprender sobre a Ciência sob diversos aspectos, a visita também permite uma vista diferente da cidade do Rio de Janeiro. De lá é possível observar o Cristo Redentor e parte do Porto Maravilha.

Museus Rio de Janeiro-1

Sugestão de roteiro após a visita ao MAST

Após visitar o MAST, você pode conhecer o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão). Ele está a 700 metros do Museu de Astronomia e é possível ir a pé.

A Feira de São Cristóvão oferece artesanato, comida, bebida, folclore e muita música. Também há um museu sobre o nordeste.

|+ detalhes e como chegar ao MAST confira aqui.|

Museu Light da Energia

Esse museu apresenta de forma lúdica e interativa, a energia e suas transformações. Isso inclui o fenômeno da eletricidade, sua geração, seus diferentes usos e sua relação com o meio ambiente.

O Museu Light da Energia está localizado no Centro Cultural Light, no Centro do Rio. É importante ressaltar que além de receber escolas, o Museu Light da Energia possui uma visitação guiada que acontece diariamente em dois horários: às 11h15 e às 15h30.

Museus Rio de Janeiro-3

Sugestão de roteiro após a visita ao Museu Light da Energia

Depois da visita ao Museu Light da Energia, você pode ir à Central do Brasil, uma das mais famosas estações de trem do país. Apesar do grande movimento, é possível observar a arquitetura do local.

Não quer conhecer a Central do Brasil? Você pode visitar o Saara. Esse é o nome da região que abriga lojas especializadas em artigos populares. Na verdade, é a sigla da associação formada pelos comerciantes que atuam nas proximidades da Rua da Alfândega: Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega.
Na região do Saara, localiza-se, também, o Real Gabinete Português de Leitura. Ele é uma tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona.

Museus Rio de Janeiro-7
Foto: Marcelo Jacoto

Também é possível ir a diversos Centros Culturais nas proximidades:
• do Banco do Brasil (CCBB);
• da Marinha;
• dos Correios.

O próprio Museu do Amanhã pode ser visitado após o Museu Light da Energia.

|+ detalhes e como chegar ao Museu Light da Energia confira aqui.|

Museu do Amanhã

O novo queridinho da Região Portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã está localizado na Praça Mauá. Inaugurado em 2015, ele é um dos mais novos Museus de Ciência da Cidade. Aliás, ele tornou-se o símbolo do projeto de revitalização dessa região, há muito tempo esquecida.

O Museu do Amanhã explora algumas tendências para o futuro (o amanhã):
• mudanças climáticas;
• alteração da biodiversidade;
• crescimento da população e da longevidade;
• maior integração e diferenciação de culturas;
• avanço da tecnologia e expansão do conhecimento.

Para isso, utiliza a tecnologia como suporte em jogos, recursos audiovisuais e em ambientes imersivos. Depois de explorar essas cinco tendências, o público chega a um belvedere que mostra a Baía de Guanabara. Esse o momento de volta à realidade, ao presente.

O interessante da construção do edifício é que a sua cobertura móvel possui grandes estruturas de aço que funcionam como base para as placas de captação de energia solar. Tais estruturas movimentam-se ao longo do dia para acompanhar o posicionamento do sol e assim otimizar a produção de energia.

Museus Rio de Janeiro-2

Sugestão de roteiro após a visita ao Museu do Amanhã

Saindo do Museu do Amanhã, você pode visitar o Museu de Arte do Rio (MAR, que está em frente a ele). A outra possibilidade é passear na Orla Conde e chegar ao AquaRio.

No meio do caminho, na Orla Conde, é possível fazer “um desvio” e conhecer o Sítio Arqueológico do Valongo, recentemente declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Uma outra opção é visitar o Mosteiro de São Bento. Na verdade, do lado exterior do Museu do Amanhã é possível ver o mosteiro no alto do Morro de São Bento. É um dos principais monumentos de arte colonial do Rio. Aos domingos, a missa das 10 horas é celebrada com órgão e canto gregoriano.

Museus Rio de Janeiro-5

|+ detalhes e como chegar ao Museu do Amanhã confira aqui.|

Espero que tenha gostado dessas sugestões de roteiros usando Museus de Ciência como base. Deu para perceber que as possibilidades são bem variadas, né? Até a próxima!


Museus Rio de Janeiro - CarolSOBRE A AUTORA

CAROLINA BELO

Bióloga, turismóloga e amante das corridas de rua. Compartilha suas experiências no Viajar Correndo, onde fala também das maratonas que participa.  Acompanhe a Carol também no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest!

COMPARTILHAR
O Lolepocket abre espaço para outros autores que queiram contar suas experiências de viagem. Compartilhe as suas histórias com a gente! :)

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Dayana!!! Que alegria poder participar do seu blog contando um pouco sobre os museus de ciências que eu tanto adoro!
    Espero que seus leitores gostem também e que as sugestões de roteiros possam ser úteis para passeios bem interessantes pela cidade!
    Muito obrigada!
    Um super beijo
    Carolina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui