Sim, você leu certo. Desde setembro de 2017, existe uma taxa de turismo em Jericoacoara. Agora, os turistas que visitam a região devem pagar uma taxa de R$ 5/dia, fixada pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, para manutenção das condições ambientais e de investimentos na infraestrutura do município.

É o mesmo modelo aplicado em Fernando de Noronha, em Pernambuco. Só que muito mais barato. E esperemos que continue assim.

Perguntas sobre a Taxa de Turismo em Jericoacoara

Vou fazer um bate e volta a Jericoacoara, preciso pagar a taxa? Sim, o valor é cobrado por dia ou fração.

Se eu ficar mais dias em Jericoacoara que tinha informado no ato do pagamento? Nesse caso, você precisará gerar uma nova taxa para os dias excedentes.

Quem está isento do pagamento da taxa? Moradores e trabalhadores da vila, portadores de deficiência (com laudo médico), menores de 12 anos e idosos acima de 60 anos. Todos devem apresentar documento oficial com foto quando chegarem à vila.

Posso pagar na hora lá? Pode, mas só há dois postos disponíveis. Ou seja, pode acabar perdendo tempo na burocracia.

Que informações preciso passar de antemão para gerar o boleto? Você precisa ter um hotel reservado com antecedência, caso vá ficar por mais de um dia.

Como pagar a Taxa de Turismo de Jericoacoara

Com antecedência

Aqui vai o passo a passo:

1. Acesse à página para geração do boleto da Taxa de Turismo Sustentável – versão em inglês aqui – e selecione “Gerar Taxa” (em inglês, “Generate Fee”) no menu à esquerda.

Taxa de Turismo de Jericoacoara - 02. Preencha as informações requeridas no site, com o período de permanência e acompanhantes, se houver. Se for apenas para um bate e volta, preencha a mesma data para a chegada e saída e use a opção “visitante” no campo de “Local de Hospedagem”.

Taxa de Turismo de Jericoacoara - 23. Gere o boleto e o voucher.

Taxa de Turismo de Jericoacoara - 3

4. Pague o boleto no banco – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal – e o leve, junto com o comprovante, no dia da sua viagem.

5. Apresente o boleto com comprovante de pagamento e o voucher na pousada. Se você não entregar, eles vão questionar sobre pois também estão sujeitos à multa, caso não façam a fiscalização.

6. Quando fizer o check out na pousada, pegue o canhoto para devolução no posto de serviço que fica na entrada/saída da vila.

Taxa de Turismo de Jericoacoara - 4

Diretamente na vila

Você poderá fazer o pagamento nos dois postos de atendimento disponíveis em Jericoacoara:

  • Posto BR, perto do Centro de Informações Turísticas, bem na entrada de Jijoca;
  • Estacionamento, logo na entrada da vila de Jeri.

Ali você deverá preencher o cadastro e pagar a taxa. A questão é a espera que pode acontecer, especialmente para quem vai durante a alta temporada e feriadões.

 

COMPARTILHAR
Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui