Que Jericoacoara, na simplérrima vila de Jijoca, é encantadora, tudo que é turista de vários cantos do mundo concorda. Pode ser para feriados, férias ou até para a vida toda. Não é exagero: o lugar faz alguns largarem tudo para viver por lá.

|+ evite a burocracia no pagamento da Taxa de Turismo de Jericoacoara|

E tem várias teorias para isso: fugir do fuzuê das cidades grandes, praticar esportes ao vento ou só admirar um dos pores do sol mais lindos do mundo. Seja qual for o motivo, você vai querer planejar a viagem para cá em algum momento da sua vida. E, para isso, cá estamos nós para te dar aquele help espertíssimo.

|+ quanto custa viajar para Jericoacoara|

Quanto tempo ficar

Em 4 dias inteiros, você consegue conhecer com tranquilidade o que Jeri tem a oferecer. Quer dizer, a menos que o seu negócio seja fazer aulas de Wind Surf ou algo do gênero… nesse caso, vai precisar de mais tempo mesmo. 😉

Quando ir

Todo mundo quer dias ensolarados quando vai a Jeri. Por isso, vale evitar o primeiro semestre do ano, que é justamente o período chuvoso da região. Ainda mais entre março e abril, os meses com maior índice de chuvas.

Dias de sol é tudo o que a gente quer em Jericoacoara

Para quem quer economizar fica uma dica: em junho, os preços são mais camaradas, e o sol já começa a firmar sua presença. Então, talvez valha arriscar.

Em termos de beleza – para aquelas fotos mais deslumbrantes da vida – as lagoas ficam mais interessantes e cheias imediatamente após o final da época das chuvas, entre julho e outubro.

Agora, se o seu lance são os esportes de vento, como o Kite Surf, agosto é o mês de maior ventania. Pode agendar!

Como chegar

Normalmente, o melhor custo-benefício é o transfer via 4×4, que sai a partir de R$ 150-200 na versão compartilhada. Aqui tem um artigo completíssimo com todas as opções que você possa precisar: ônibus, van, 4×4 e, pode crer, até avião e helicóptero!

Onde ficar

Jeri é bem pequena. Então, dificilmente alguma hospedagem vai te deixar longe dos pontos de interesse.

O coração de Jericoacoara, onde tudo acontece, fica ali perto ou diretamente na Rua Principal, Rua do Forró ou Rua São Francisco. Daí, vale optar por alguma hospedagem por essas bandas.

Se procura conforto e, ainda, quer ficar logo de frente para a Praia Principal, vale dar uma olhada no lindíssimo Essenza ou no Vila Kalango.



Booking.com

Para um equilíbrio entre grana curta e conforto, a Pousada Ibiscus, bem na Rua do Forró, pode ser tornar uma boa ideia. Com um café da manhã simples, as acomodações e o atendimento do local são bem interessantes. Outra opção na mesma rua, só que mais perto da praia, é a Wind Jeri.

Na Rua São Francisco, de onde partem as Jardineiras para os passeios, a gente acha um bom custo benefício na Pousada Pescador e muito estilo na Surfing Jeri.

|+ hotéis, pousadas e aluguel em Jericoacoara|

O que fazer

A primeira coisa a não perder é o pôr do sol de Jeri. Esse é o programa principal. Todos os dias, os turistas se juntam para assistir ao espetáculo que consegue ser diferente todo fim de expediente.

Pôr do sol em Jericoacoara

Entre os passeios, o básico é visitar o lado leste e o oeste de Jericoacoara, que só dá para fazer em dias separados. O ideal é marcar com um buggy ou 4×4, que podem ser compartilhados. Há várias agências em Jeri onde você poderá comprar os passeios. A que testei e aprovei foi a JeriEcoturismo.

Quer uma dica esperta? Compare e pechinche muito. Deixe para contratar o serviço quando estiver por lá mesmo, especialmente se sua viagem for fora da alta temporada.

Comece pela associação de bugueiros, onde possivelmente será mais fácil encontrar preços e condições melhores. E mais: pergunte na sua própria pousada, eles saberão te indicar bons bugueiros. Para economizar, o maior erro é aceitar o primeiro preço que te passam. 😉

|+ o que fazer (e o que não!) em Jericoacoara|

Onde comer

No quesito comidinhas, Jeri tem lugar para todos os gostos e bolsos mesmo! Se for para economizar, por exemplo, o Restaurante da Nega traz pratos saborosos de comida caseira, que nem quem mora na ilha resiste.

Fora do roteiro principal, fica o restaurante do La Villa. É intimista, saboroso e total recém descoberto.

Restaurante do La Villa Jeri

A melhor sobremesa, sem dúvida, fica no Gelato & Grano. Não dá para achar um mais saboroso que o deles! Estou procurando até hoje…

|+ seleção de dezenas de restaurantes com preços e pratos|

Ficou alguma dúvida sobre Jericoacoara? Pode perguntar aqui embaixo, prometo que respondo. 😉

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.