Imagina essas duas cenas: Primeiro, a gente separa tudo, espalha na cama e faz uma bagunça. Nem vou comentar do esforço de fechar a mala, que é gigante. E o medo na hora de pesar na hora de despachar? Mas, mais chata é a segunda cena: volta com um bando de coisa que descobre que nem precisava levar, tendo a missão chata de colocar tudo no lugar. Como arrumar a mala perfeita para a viagem? Aqui vão 7 regrinhas básicas para te ajudar nessa missão.

#1 Calçados: 1 é pouco, 2 é bom e 3 já tá ficando demais

Sapato é uma coisa que ocupa um bom espaço na mala. Mas pecar pela falta pode te obrigar a:

A.( ) Suportar a viagem toda um sapato te machucando.

B. ( ) Ter um gasto extra comprando um sapato novo porque o que você levou se arrebentou ou está incomodando demais.

A primeira opção faz qualquer viagem colorida ficar preto e branco. E, em tempos de budget limitado, a segunda pode te fazer perder a chance de investir melhor num passeio ou, simplesmente, guardar reserva para uma próxima viagem.

Calçados - Como arrumar a mala
Para que tanto sapato em alguns dias de viagem? (foto: Pixabay/geralt)

Mas também não venha dizer que levar muitos calçados é a salvação da lavoura. Além do excesso de peso na bagagem, muito provavelmente, você não vai usar todos.

Nesse impasse, uma boa prática é ter sempre dois sapatos a disposição, de preferência de cores neutras, para combinar com tudo na sua mala. E, muito importante: que você já tenha amaciado usando outras vezes.

Para a mulherada não ficar triste, a gente até deixa três. Mas escolham o extra mais levinho e compacto possível. Mais que isso é exagero!

#2 Roupas: 1 para 2, sempre!

Nas férias, quando vai passar um tempão tirando fotos, você quer parecer o mais estiloso possível, né? Aí se empolga e monta um look para cada dia. Bora parar por aí mesmo!

Fazer uma combinação para cada dia só vai te fazer levar roupas demais e inchar a sua bagagem. A sua mala não é o seu armário. Adote a regra do 1×2: cada peça que for colocar na bagagem deve combinar com duas outras.

Carrie - closet - Como arrumar a mala
Te prometo que não vai precisar de tanta coisa durante alguns dias… (foto: Sex and the City)

Para facilitar ainda mais as combinações, dica das fashionistas: eleja uma cartela de cores para a viagem. Abuse das cores neutras e adote uma cor mais forte para dar aquele toque colorido no visual. Além de ser um jogo divertido, deixa a sua mala mais leve e te facilita na hora de se arrumar.

#3 Acessórios: versatilidade em pouco espaço

Para quem gosta de variar, os cintos, lenços e bijouterias rendem bons visuais, são grandes economizadores de espaço e não pesam tanto. Dá para abusar deles e colocar vários na bagagem, sem dó na consciência.

Acessórios - Como arrumar a mala
Eles ocupam pouco espaço e fazem uma grande diferença (foto: Pixabay/tookapic)

Experimenta só: é um exercício de criatividade incrível. Tira foto e depois chama lá no insta para curtir!

#4 A previsão do tempo é a sua melhor amiga

Aquelas dicas que a gente dá aqui sobre clima de cada destino são só estimativas do que geralmente acontece e servem para você escolher a data da viagem, não são regra. Na época de arrumar as malas mesmo, a boa é dar uma olhada na previsão do tempo para não ser surpreendido por uma frente fria ou quente, que resolveu dar as caras justo na sua vez.

Mas isso não precisa atrapalhar os seus planos. O negócio é se adaptar e ter os itens certos à disposição.

Chuva - Como arrumar a mala
O negócio é ter as coisas certas à disposição (foto: Pixabay/jill111)

Se sua viagem for pelo Brasil, o Climatempo tem previsão para tudo que é cidade do país com até 14 dias de antecedência. E ele ainda contempla destinos ao redor do mundo também! Se não achar lá, não é difícil encontrar sites equivalentes que tenham a informação que você precisa. Só não seja surpreendido com uma coisa que você podia ter visto antes.

#5 Embalagens a vácuo te devolvem espaço

Essa dica descobri com a minha nutri e mudou a minha vida. As embalagens organizadoras a vácuo (sim, aquelas que você usa com tamanho extra-G para guardar o edredom de casa) são ótimas para economizar espaço na mala. E, ainda por cima, deixam tudo bonitinho e arrumado!

Tem até algumas já no tamanho de cada tipo de mala: pequena, média ou grande. A gente geralmente acha num bom supermercado ou aquelas lojas que vendem coisas para organizar a casa. Na web também tem algumas opções.

Vac Bag Ordene - Como arrumar a mala
Olha a diferença que faz… (foto: divulgação Ordene Vac Bag)

Para usar, só colocar as roupas na embalagem, fechar e dar uma forçada para o ar sair. Vale se jogar em cima da embalagem, pedir ajudar para um amigo, seja o que for para dar aquela diminuída no volume.

Só uma coisa importante: leve roupas que não amassem ou se certifique de conseguir um ferro de passar na hospedagem para esticar as roupas. Outra opção, é colocar as roupas penduradas no banheiro quando for tomar aquele banho quente, que o vapor ajudar a esticar um pouco.

#6 Uma pessoa = uma mala

Não, não tô chamando ninguém de mala. Apenas estou sugerindo a regra de cada pessoa levar só uma mala para a viagem. Por que isso?

1. Atire a primeira pedra quem nunca encheu várias malas de coisas e não chegou a usar metade?

2. Quer hora mais chata que ficar naquela ansiedade na esteira do aeroporto? Você vai passar menos tempo nela se tiver menos bagagem. Viu a sua, pegou, acabou.

3. Ou, melhor ainda: levou aquela malinha tamanho P e ainda conseguiu colocar no bagageiro do avião. Nem esteira precisa de enfrentar! #nirvana

4. Se tá pensando em economizar usando algum transporte coletivo na chegada/saída do aeroporto, essa é uma regra valiosa. Fica mais fácil transitar no ônibus, metrô ou qualquer um outro com menos bagagem.

Se convenceu?

Mala - Como arrumar a mala
Uma mala só facilita muito a vida (foto: Pixabay/Alexas_Fotos)

Ah, e se não der para ser a malinha tamanho P, que seja a M. Ela não fica tão pesada, caso precise levantar para subir alguma escada, por exemplo. E, por favor, com rodinhas com giro 360° para ter menos risco de ficar travando.

#7 Independente do destino é sempre bom ter na mala…

Essa a gente aprendeu errando. São 3 itens que nem vão pesar tanto, mas podem fazer uma boa diferença na sua vida de viajante. Eles são: um casaquinho leve, uma capa de chuva e roupa de banho (biquini, sunga ou maiô).

Casaco - Como arrumar a mala
Um casaco pode te salvar de surpresinhas do clima (foto: Pixabay/donterase)

O casaquinho leve serve tanto para te proteger da maresia da noite na praia como de um dia “mais quente” num clima invernal.

A capa de chuva fica bem útil numa surpresa dos céus. Ela vai ser bem mais cômoda que ficar segurando um guarda-chuva durante as suas andanças, além de ficar mais compacta quando é bem dobradinha.

A roupa de banho é indispensável para os destinos praianos mas também pode ser a salvação para o caso de ter a surpresa boa de uma piscina aquecida no hotel ou um passeio recém-descoberto para águas termais.

Acham que essas dicas ajudam como arrumar as malas? Para completar essas dicas, a Alyssa deu umas ideias super bacanas para não esquecer nada daqueles itens pequenos que vão na nécessaire também.

COMPARTILHAR
Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui