Quando a gente vê os noticiários, chega a assustar a quantidade de notícia ruim. E, hoje, em qualquer parte do mundo, uma coisa que tem, inclusive, mudado roteiros de viagem é a segurança. Ainda mais considerando as Olimpíadas no Rio de Janeiro, onde a discussão principal já vem sendo essa há um tempo. Nesse quesito, o aplicativo da Polícia Popular virou uma mão na roda!

Calma, gente, que Polícia Popular, não tem nada a ver com milícias ou muito menos em armar cidadãos para agir como a polícia. A ideia aqui é que, através de uma plataforma colaborativa, o app mapeie as áreas de risco nas cidades. Como os idealizadores do projeto descrevem “O Polícia Popular é o app que une todas as pessoas em um objetivo comum: sentirem-se mais seguras e cuidadas”, bacana não?

Aplicativo - Telas iniciais Polícia Popular
As telinhas iniciais do app resumindo a ideia básica

O princípio é bem parecido com o do Waze, aquele app que a gente usa no trânsito para fugir das furadas e chegar mais rápido no destino. Só que no Polícia Popular, a informação que é compartilhada sobre violência, assaltos, furtos, sequestros, acidentes ou roubos de carros. Tudo feito através de “botõeszinhos” de alerta, onde dá para compartilhar as ocorrências em tempo real. Assim, os próprios usuários podem estar contribuindo para salvar a pele de outros. 🙂

|Veja aqui outros apps para ter no smartphone durante as viagens.|

Onde baixar o aplicativo?

O app está disponível gratuitamente tanto no Google Play como na Apple Store. Corre lá e baixa para o seu smartphone!

Aplicativo - Apple Store
Na Apple Store

Baixei e agora, o que esse app tem de bom?

Depois que você abre o app e autoriza o compartilhamento da sua posição, ele te localiza automaticamente no mapa.

Mas, para interagir com o app e enviar alertas, você precisa, primeiro, se cadastrar. Pode ser usando sua conta do Facebook ou criando uma conta através de e-mail. É super rápido e prático como a maioria dos apps que a gente tá acostumado. Para isso, clica no sinal de alerta no canto inferior direito da tela.

Aplicativo - Cadastro
Fazendo o cadastro no app

Aí, tá liberado para emitir seus alertas. Inclusive anonimamente!

Clicando de novo no sinalzinho do canto inferior direito da tela (o mesmo do cadastro/login), agora vão ter vários tipos de sinais que você pode mandar. Tem aviso de acidente, pessoa suspeita, roubo, roubo de veículo, furto, violência contra mulheres (Maria da Penha), pessoa desaparecida, animal desaparecido, motorista embriagado, drogas, sequestro, homicídio e foragido.

Aplicativo - Alerta
Enviando alertas

Se vir algum movimento diferente, não deixe de notificar no app, porque a sua colaboração pode ser importante para alguém, assim como a desse alguém pode ser para você. Tamo tudo junto nessa!

No mapa, dá para pesquisar por outros endereços na parte superior da tela, que ele já vai carregar os alertas.

Além disso, ele também mostra as delegacias e hospitais próximos e, pela integração com o Waze, até mostra o caminho para chegar lá. Só clicar no ícone do lugar desejado que vai aparecer essa opção e outras como a possibilidade de fazer comentários ou saber mais sobre o local e o que outros usuários falaram sobre ele (botão de “+”).

Aplicativo - Mapa e Alertas
Mapa com os alertas, hospitais e delegacias indicados. Informações extras sobre um hospital selecionado.

No botão do canto inferior esquerdo, você tem acesso a várias outras funcionalidades:

  • Aos alertas na sua região e aos que você emitiu (Alertas);
  • Pode adicionar as informações das áreas que costuma frequentar (Minhas Regiões) para ter acesso mais fácil às notificações delas;
  • Ver as estatísticas de ocorrências nos arredores de onde você está (Estatísticas);
  • Visualizar suas informações de cadastro (Meu Perfil) e alterar as configurações (Configurações);
  • Saber os termos e condições do app e suas funcionalidades (Sobre App);
  • A lista dos números de emergência, onde é só clicar em cima para ligar (Telefones de Emergência);
  • Discagem rápida para o 190 (Emergência 190).
Aplicativo - Funcionalidades extras
As outras funcionalidades do app, como, por exemplo, a discagem rápida para números de emergência

Deixando o app ativo, você vai recebendo notificações ao longo do tempo e vai se manter informado sobre o que está acontecendo na cidade. Bem útil, não acha?

Enquete

Que outro aplicativo vocês acham interessante ter no smartphone durante as viagens?

COMPARTILHAR
Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, adicione seu comentário
Por favor, informe seu nome aqui