Grécia

Uma emoção que só a Grécia dá: a visita ao Estádio Panatenáico

Grécia - Estádio Panatenáico - Capa

Uma emoção que só a Grécia dá: a visita ao Estádio Panatenáico

Que a cada quatro anos vários países se reúnem para disputar em um bando de modalidades esportivas, todo mundo sabe. O negócio é o motivo que vale sempre lembrar: a paz, a amizade e a igualdade entre os povos desse mundão. E, essa ideia não podia ter nascido em um lugar diferente: na Grécia, o berço da nossa civilização. Duh! Pelo nome, né? Quem não imaginava?

A ideia era antiga e nasceu bem antes de Cristo, mas essa competição do jeito mais moderno, como conhecemos hoje, começou em 1896, bem no Estadio Panatenáico. Daí, a emoção de visitar esse lugar. Fala sério, isso já é motivo mais que suficiente para incluir o Panatenáico na sua lista de musts gregos, né?

Grécia - Estádio Panatenáico

O coração bate mais forte no Estádio Panatenáico (foto: Wikimedia Commons/Badseed)

Segura meu coração que tô no Panatenáico, na …Grécia!

Antes de entrar, já de fora, a gente tem uma noção do que é o Estádio Panatenáico. Uma estrutura grande, no formato de uma ferradura, feito todo em mármore branco vindo do monte Licabetus, mas que já foi até de madeira. Vamos entrando, que tem muito mais coisa boa para ver e sentir por aqui.

Já na bilheteria, a gente pega o audioguia que já tá incluso no valor do ingresso. Não se preocupa, eles tem em português também. Ele vai explicar de um jeito bem humorado os detalhes da história, da reconstrução do estádio, das pessoas importantes que passaram por aqui, quem são essas estátuas no caminho e saber mais sobre as emoções olímpicas que rolaram no estádio.

Zeus - Grécia

Claro que não podia faltar Zeus por aqui

Dá para andar entre as arquibancadas, escolher o assento que quiser (até o de gente importante!) e imaginar um pouco da vibração de quem veio aqui para torcer. E, como se tudo isso fosse pouco, dá para brincar de atleta, conhecer o lugar onde eles se preparavam para as provas e ainda ensaiar uma corridinha na pista de atletismo. Aliás, isso é o que você mais vê gente fazendo e… filmando! Ah, pessu, mas isso é uma experiência única da vida. Tem que aproveitar mesmo!

Grécia - Nos lugares do rei e da rainha

E a gente não podia de deixar de escolher os melhores assentos: do rei e da rainha!

No final, a gente ainda pode ser campeão por um dia e subir no pódio. É muita coisa para o coração!

Pódio - Grécia

Nos sentindo OS vencedores no pódio do Estádio Panatenáico

O Estádio Panatenáico ainda tem um museu pequeno, que fica bem no final do túnel dos atletas e te dá boas-vindas com televisores exibindo os melhores momentos das Olimpíadas modernas. Lá, dá para conhecer os cartazes e tochas originais das edições olímpicas até os dias de hoje. Ou seja, a nossa tochinha também vai parar lá. Um pouco do Brasil na Grécia!

Museu do Panatenáico - Grécia

No Museu do Panatenáico, entre tochas e cartazes de Jogos Olímpicos (foto: Wikimedia Commons/Palickap)

5 Curiosidades sobre o Estádio Panatenáico

1. O primeiro vencedor dos Jogos Olímpicos foi um grego: Spiridon Louis. Ele era vendedor de água, correu descalço e, mesmo assim, desbancou muitos favoritos. Isso é para mostrar o poder da superação!

2. A primeira versão do Estádio Panatenáico foi feita em madeira, em 330 a.C., para as Panateneas, uma celebração religiosa para a deusa Atenas, com direito a várias competições. A versão que a gente vê hoje foi construída entre 1869 e 1870 e foi nela que aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896. Esse ano fizeram 120 anos desde a primeira competição moderna!

3. Na época das Panateneas, rolavam aqui não só competições esportivas, como também musicais e, pasmem, de beleza. Pois é, acho que tudo nessa vida foi invenção dos gregos…

4. O corredor por onde os atletas caminhavam para entrar no Panatenaico já foi ocupado em rituais que mulheres atenienses faziam para encontrar um marido. Vá entender!

5. Quando Atenas voltou a sediar os Jogos Olímpicos, em 2004, disputaram aqui as provas de tiro com arco e flecha e também foi o ponto de chegada das maratonas.

Dicas para aproveitar melhor a ida ao Estádio Panatenáico

– Faça a visita ao Estádio Panatenáico em dia de tempo bom e, de preferência, logo no início da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está mais ameno. A maior parte do tour é feita a céu aberto.

– Não dispense o audioguia, ele vai te dar boas explicações e tornar o passeio bem mais interessante. Sem ele, você deixa de perceber algumas coisas bacanas do estádio.

– Não poupe as fotos e ande bastante pelas arquibancadas. Não importa o ângulo, sempre tem um registro legal que dá para fazer. Aliás, dos assentos da direita (para quem entra no estádio), dá para ver o monte Licabetus.

– Em dias ensolarados, que acontecem de abril até outubro, use roupas leves. Aqui não tem proibição de dresscode: pode abusar dos shorts e bermudas. Além disso, esteja sempre munido da sua garrafinha de água, porque aqui não tem bebedouro. Se quiser arriscar, dá para comprar alguma coisa no café deles.

– No inverno, a regra é inversa. Apesar de não nevar, o frio de Atenas não é algo para se menosprezar.

– Use sempre sapatos baixos e confortáveis. Essa regra vale para quando se está turistando em qualquer lugar, mas vale sempre lembrar!

Dá para combinar com…

O Panatenáico fica numa das esquinas com o Jardim Nacional de Atenas, perto do Zappeion, um dos prédios principais do parque. Daí que combinar a visita com ele é meio que lógico.

Outro lugar que fica a uma distância caminhável é o Templo de Zeus Olímpico, de onde se consegue tirar fotos bacanas com a Acrópole ao fundo.

Para os fãs de museus, tem o Bizantino e Cristão, que tem uma exibição de arte bizantina e cristã; o de Arte das Cíclades, que tem um acervo pequeno mas vale a visita; e o Benaki, onde você acha uma exposição bem variada de arte e arqueologia de toda história da Grécia.

|Olha aqui a nossa tragédia grega no Jardim Nacional de Atenas e não passe pelo mesmo.|

Como chegar

Apesar de ficar meio fora da Acrópole, o Estádio Panatenáico fica a uma distância caminhável de vários pontos que podem estar incluídos no seu roteiro (vide a seção anterior). Mas, ainda assim, vamos de dicas de transportes públicos para chegar lá.

De ônibus, você consegue chegar lá pelas linhas 2, 4, 10, 11, 209 e 550. Eles vão passar bem em frente ao Estádio mas, apesar de tudo, não curto muito a ideia de pegar um busão em grego.

A outra opção, é o metrô. As estações mais próximas são a Acrópolis (linha 2), Syntagma (linhas 2 e 3) e Evangelismos (linha 3). Mas essas não vão te poupar de uma caminhadinha curta.

Público-alvo

Tenho certeza de uma coisa: viajantes solo, em casal ou com crianças vão adorar esse passeio. As crianças, então, vão ter bastante espaço para correr na pista de atletismo!

Acessibilidade

Tirando as arquibancadas, o tour pelo Estádio Panatenáico é perfeitamente acessível a pessoas com dificuldade de locomoção. Infelizmente, não tem atrativos em Braille para deficientes visuais, mas se desejarem, dá para acompanhar no audioguia.

Informações Práticas

Endereço  Avenida Vassileos Konstantinou, Atenas
Funcionamento Março a Outubro: todos os dias, das 8h às 19h.

Novembro a Fevereiro: todos os dias, das 8h às 17h.

Ingressos  € 5.

Meia entrada (€ 2,50): estudantes e maiores de 65 anos, todos mediante comprovação.

Gratuidades: menores de 6 anos, deficientes e seus acompanhantes.

Tempo de visita  Entre 1h e 1h30.
Audioguias  Disponíveis em 10 idiomas (grego, inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, russo, chinês, japonês e português)
Contatos  Por telefone no (+30) 210 75 22 984-6 ou pelo e-mail 
info@panathenaicstadium.gr
Site  www.panathenaicstadium.gr

Animaram de fazer uma viagem à Grécia?

dayanalole Administrator

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.