Brasil

Quando ir e quanto tempo ficar em Aracaju, a bonitinha do Nordeste

Aracaju-capa

Quando ir e quanto tempo ficar em Aracaju, a bonitinha do Nordeste

Capital do menor estado do Brasil, dona de praias de rio, Aracaju pode ser tudo, menos desinteressante. Já olhando no mapa, você vê que a cidade é diferente. Toda certinha, coordenada, com quarteirões bem limitados e alinhados, lembrando um tabuleiro. Sua gente carrega em si o orgulho de ser sergipano. Aliás, Sergipano. Com “esse” maiúsculo!

De Aracaju, espere ser bem recebido, pagar preços justos nos bares, restaurantes e feirinhas, ter passeios variados e muita, muita vontade de voltar. E, cuidado! Tem gente que fica tão apaixonado pela cidade que já decide ficar de vez.

Quando ir a Aracaju?

Clima

A temperatura não varia muito durante o ano, ou seja, pode ser verão ou inverno, as chances de você pegar dias quentes são muito grandes. A diferença entre as estações vai ser a quantidade de chuva. Daí a ideia de que ir no período do verão é mais negócio.

– Qual o período em que o tempo fica mais firme? De setembro a fevereiro. Nesse período a quantidade de chuvas é bem menor que no restante do ano.

– Quais os meses mais chuvosos? Os meses entre abril e agosto são os que tem registrado a maior quantidade de chuvas em Aracaju. Se você quer muito praia, evite esse período.

 

Praia - Orla da Atalaia - Aracaju

Praia na Orla da Atalaia

Festas

Os festejos começam cedo em Aracaju! Logo no final de janeiro, já tem o PréCaju, que dá início à contagem regressiva para o carnaval. Os blocos e trios reúnem ritmos como axé, forró, samba, entre outras manifestações populares brasileiras. A micareta acontece na Orla da Atalaia, ao longo da Avenida Beira Mar.

O período de São João, sem dúvida nenhuma, é o mais animado de Aracaju! Aliás, a cidade faz simplesmente a maior festa de São João do país, chamando a atenção de mais de um milhão de pessoas todos os anos! A mais famosa é o Forró Caju, que acontece geralmente na segunda quinzena de junho. O evento é gratuito e conta com a participação de gente famosa nos palcos da Praça de Eventos, no centro da cidade.

Ainda no circuito das festas juninas, na mesma época do Forró Caju, é aberta a temporada de quadrilhas e grupos folclóricos sergipanos no Arraiá do Povo, onde montam uma cidade cenográfica imitando uma vila de interior. A festa é feita na Orla da Atalaia, ali na Praça de Eventos e no Espaço Cultural Gonzagão, onde a organização é do próprio Governo do Estado de Sergipe. Turistas de todas as partes do mundo também curtem muito a festa!

#dicadeviajante

Especialmente na época das festas de São João, reserve suas passagens aéreas e hotel com antecedência, porque a concorrência fica absurda!

Quanto tempo ficar em Aracaju?

Isso vai variar de acordo com seus interesses turísticos. A cidade é relativamente pequena e em 3 dias, você consegue ver tudo o que ela tem e ainda fazer passeios mais próximos, sem deixar nada essencial de fora.

Se a sua ideia é ainda fazer passeios mais longínquos, tipo o do Cânion do Xingó, acrescente mais um ou dois dias (se pernoitar pelas redondezas).

Caso queira pegar as festas juninas do início ao fim, coloque aí 2 semanas.

Praça dos Arcos - Aracaju

Praça dos Arcos na Orla da Atalaia (foto: Commons Wikimedia)

Depois disso tudo, que época vocês escolheriam para ir a Aracaju?

Tags:
dayanalole Administrator

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.