Uruguai

Quando ir a… Montevidéu?

Capa - Montevidéu

Quando ir a… Montevidéu?

Parece clichê, mas vou te falar: Montevidéu tem motivos para ser visitada durante o ano todo. Lógico que isso depende do gosto do freguês, então é a boa é dar uma avaliada e ver que período te agrada mais, pegar as passagens, fazer as malas e partir. Porque de uma coisa a gente sabe: você vai ficar com vontade de voltar.

Falando de clima

Não fiz curso com a Maju, mas dá para falar que em termos de clima, espere estações do ano bem definidas e chuvas bem distribuídas o ano todo. #maginaeunoJN

Na primavera, tem chuva, tem vento e tem frio.

O outono é parecido, mas costuma ter temperaturas mais agradáveis. É nessa época que a cidade costuma ficar mais lindinha, com as folhas amareladas caindo no chão.

O inverno é BEM frio com chuvas e rajadas de vento para caprichar. Por conta disso, acaba sendo a época mais barata para viajar.

No verão, pode contar com o calor e a umidade, mas não chega a ser insuportável e é ótimo para quem quer curtir as praias. Se optar por esse período, prepare seus bolsos e reserve sua estadia com antecedência, pois é concorrido.

Qual o mês mais frio? Julho, com a mínima chegando a 7°C.

E o mês mais quente? Janeiro, mas não chega a ser absurdo. A máxima vai até 28°C.

Em que meses chove mais? Fevereiro, Março e Outubro.

Quais os melhores meses para ir à praia? Entre Dezembro e Março, quando a água das praias costuma estar com temperaturas mais agradáveis.

Verão em Montevidéu

Verão em Montevidéu: tava suando horrores!

Falando de festas

Para você que curte uma boa festa de carnaval, vai gostar dessa notícia: o carnaval uruguaio é o mais longo do mundo! Por lá, os dias de folia não são 5, mas 40! Ele acontece entre os meses de janeiro e março. O começo da festa é com dois dias de desfile, com direito a samba e tudo.

Outro evento importante durante o período são os chamados desfiles de Llamadas. Mas não espere que a cidade pare de funcionar durante o período. Isso só deve acontecer nos dias de carnaval mesmo (aqueles oficialmente marcados no calendário e que a gente também comemora), quando você deve encontrar bancos, lojas e restaurantes fechados. No mais, o que dá para garantir é animação, dança e música com o jeito uruguaio de ser.

Desfile de Llamadas - Montevidéu

Desfile de Llamadas do carnaval em Montevidéu (fonte: Commons Wikimedia)

Outra data que pode ser interessante para quem vai ao país é La Noche de La Nostalgia, que acontece no dia 24 de agosto. É nessa data que acontece o maior evento noturno do país! As pessoas vestem roupas retrô e partem para o baile em boates ou clubes, onde tocam músicas dos anos 1960, 1970, 1980 e 1990. Aqui a coisa é muito levada a sério e gera muito movimento!

No período entre Natal e Ano Novo, a cidade costuma ser esvaziada de seus habitantes. Nas vésperas de Natal e Reveillón, o transporte dos ônibus encerram sua operação mais cedo, assim como boa parte do comércio. Nos dias 25 e 01, basicamente tudo fecha.

Nesses dias, muita gente tem o hábito de comemorar com um almoço no Mercado del Puerto e brindar com um medio y medio. Para o jantar, a pedida é fechar com um bom restaurante com antecedência (se estiver disposto a pagar, porque sai bem mais alto que uma noite comum) ou se programar para uma ceia no quarto do hotel. Por volta da meia noite, nos dois feriados, tem uma discreta queima de fogos na praia, a quem interessar possa.

Vale viajar na semana do carnaval ou nas festas de final de ano? Vale, sim. A gente viaja no tempo que tem.  Mas você precisa ter em mente que vai ter que procurar atividades “ao ar livre” e se preparar com antecedência para o jantar (no caso do final do ano), seja reservando um restaurante ou fazendo uma refeição particular no hotel.

Tá, e se quiser ficar no restaurante do hotel para a ceia do Natal/Ano Novo? Se fizer essa decisão, se informe dos preços (geralmente o jantar é vendido como um “pacote”) e reserve do mesmo jeito que qualquer restaurante. O hotel não deixa nada reservado para você por ser hóspede. A concorrência pelas reservas nessas noites é alta e tudo que é restaurante (até o do seu hotel) fica lotado.

Outra alternativa para o Natal/Reveillón? Ir para Punta del Este, que fica pertinho e bomba nessa época.

O que ter na mala

Particularmente, tenho dois itens obrigatórios para montar a mala. Independente do destino, sempre coloco na mala um casaco e uma roupa de banho (vai que o hotel tem uma piscina quentinha e coberta?!?).

Mala de viagem

O que levar na mala para Montevidéu?!?

No caso de Montevidéu, recomenda-se fortemente que seja qual for a época da viagem, tenha um casaco na mala. Como comentei antes, tem chuva o ano todo e uma frente fria pode acabar aparecendo. Aliás, uma capa de chuva é muito bem-vinda!

No inverno, prepare-se para se vestir em camadas. Sobretudos, malhas, cachecóis, botas… esteja pronto para o frio que faz na cidade. No verão, pode partir para o extremo oposto. Pode incluir bermudas, camisetas, shortinhos e sandálias, porque esquenta! Ah, e favor não esquecer o protetor solar e um bom óculos de sol.

Nas estações intermediárias (outono e primavera), você pode levar peças mais leves, mas nada de roupas tão frescas quanto no verão. Vale ter um pouco de tudo na mala. Especialmente no períodos de transição primavera-inverno, esteja preparado com algumas malhas e casacos.

Fora esses detalhes, não podemos esquecer, claro, dos documentos para transitar no país, da câmera para registrar os bons momentos e uma boa dose de bom humor, porque a gente tá viajandoooo!!!

E aí? Alguém tem mais dicas para preparar as malas para Montevidéu?

dayanalole Administrator

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.