Rio de Janeiro

Conheça 3 Museus de Ciência no Rio de Janeiro e os roteiros possíveis

Conheça 3 Museus de Ciência no Rio de Janeiro e os roteiros possíveis

A cidade do Rio de Janeiro é conhecida por suas atrações naturais, mas também oferece atrações culturais, entre elas, Museus de Ciência. Dentre as opções de Museus de Ciência do Rio, selecionamos três que são interessantes e que possibilitam roteiros a partir deles. Como a visita não dura muito tempo, é possível visitar o museu e depois ainda aproveitar outros passeios. Vamos lá?

Museus de Ciência são importantes, principalmente, para aproximar a ciência do público. E isso não inclui só crianças e jovens. Muitos adultos podem divertir-se e aprender em um museu com essa proposta. Afinal, a Química, a Física e a Biologia não só estão presentes no dia a dia de todos como também podem ser muito divertidas.

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Localizado no bairro de São Cristóvão (agora chamado de Bairro Imperial de São Cristóvão), o MAST é um dos Museus de Ciência mais antigos. Nele são realizadas pesquisas e também atividades de divulgação científica. São muitas opções do que fazer:

• Ciclo de Palestras;
• Brincando de Matemático;
• Programa de observação do céu;
• Cozinhando com a Ciência;
• Observação do Sol;
• Cine Ciência;
• Astromania;
• Faça você mesmo;
• Contando mitos;
• Planetário inflável;
• Visita orientada.

No site do MAST é possível conferir a agenda mensal de atividades na aba “Visite o MAST”. Esse museu também possui exposições permanentes e itinerantes.

Museus Rio de Janeiro-6

Além de aprender sobre a Ciência sob diversos aspectos, a visita também permite uma vista diferente da cidade do Rio de Janeiro. De lá é possível observar o Cristo Redentor e parte do Porto Maravilha.

Museus Rio de Janeiro-1

Sugestão de roteiro após a visita ao MAST

Após visitar o MAST, você pode conhecer o Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (Feira de São Cristóvão). Ele está a 700 metros do Museu de Astronomia e é possível ir a pé.

A Feira de São Cristóvão oferece artesanato, comida, bebida, folclore e muita música. Também há um museu sobre o nordeste.

|+ detalhes e como chegar ao MAST confira aqui.|

Museu Light da Energia

Esse museu apresenta de forma lúdica e interativa, a energia e suas transformações. Isso inclui o fenômeno da eletricidade, sua geração, seus diferentes usos e sua relação com o meio ambiente.

O Museu Light da Energia está localizado no Centro Cultural Light, no Centro do Rio. É importante ressaltar que além de receber escolas, o Museu Light da Energia possui uma visitação guiada que acontece diariamente em dois horários: às 11h15 e às 15h30.

Museus Rio de Janeiro-3

Sugestão de roteiro após a visita ao Museu Light da Energia

Depois da visita ao Museu Light da Energia, você pode ir à Central do Brasil, uma das mais famosas estações de trem do país. Apesar do grande movimento, é possível observar a arquitetura do local.

Não quer conhecer a Central do Brasil? Você pode visitar o Saara. Esse é o nome da região que abriga lojas especializadas em artigos populares. Na verdade, é a sigla da associação formada pelos comerciantes que atuam nas proximidades da Rua da Alfândega: Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega.
Na região do Saara, localiza-se, também, o Real Gabinete Português de Leitura. Ele é uma tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona.

Museus Rio de Janeiro-7

Foto: Marcelo Jacoto

Também é possível ir a diversos Centros Culturais nas proximidades:
• do Banco do Brasil (CCBB);
• da Marinha;
• dos Correios.

O próprio Museu do Amanhã pode ser visitado após o Museu Light da Energia.

|+ detalhes e como chegar ao Museu Light da Energia confira aqui.|

Museu do Amanhã

O novo queridinho da Região Portuária do Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã está localizado na Praça Mauá. Inaugurado em 2015, ele é um dos mais novos Museus de Ciência da Cidade. Aliás, ele tornou-se o símbolo do projeto de revitalização dessa região, há muito tempo esquecida.

O Museu do Amanhã explora algumas tendências para o futuro (o amanhã):
• mudanças climáticas;
• alteração da biodiversidade;
• crescimento da população e da longevidade;
• maior integração e diferenciação de culturas;
• avanço da tecnologia e expansão do conhecimento.

Para isso, utiliza a tecnologia como suporte em jogos, recursos audiovisuais e em ambientes imersivos. Depois de explorar essas cinco tendências, o público chega a um belvedere que mostra a Baía de Guanabara. Esse o momento de volta à realidade, ao presente.

O interessante da construção do edifício é que a sua cobertura móvel possui grandes estruturas de aço que funcionam como base para as placas de captação de energia solar. Tais estruturas movimentam-se ao longo do dia para acompanhar o posicionamento do sol e assim otimizar a produção de energia.

Museus Rio de Janeiro-2

Sugestão de roteiro após a visita ao Museu do Amanhã

Saindo do Museu do Amanhã, você pode visitar o Museu de Arte do Rio (MAR, que está em frente a ele). A outra possibilidade é passear na Orla Conde e chegar ao AquaRio.

No meio do caminho, na Orla Conde, é possível fazer “um desvio” e conhecer o Sítio Arqueológico do Valongo, recentemente declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Uma outra opção é visitar o Mosteiro de São Bento. Na verdade, do lado exterior do Museu do Amanhã é possível ver o mosteiro no alto do Morro de São Bento. É um dos principais monumentos de arte colonial do Rio. Aos domingos, a missa das 10 horas é celebrada com órgão e canto gregoriano.

Museus Rio de Janeiro-5

|+ detalhes e como chegar ao Museu do Amanhã confira aqui.|

Espero que tenha gostado dessas sugestões de roteiros usando Museus de Ciência como base. Deu para perceber que as possibilidades são bem variadas, né? Até a próxima!


Museus Rio de Janeiro - CarolSOBRE A AUTORA

CAROLINA BELO

Bióloga, turismóloga e amante das corridas de rua. Compartilha suas experiências no Viajar Correndo, onde fala também das maratonas que participa.  Acompanhe a Carol também no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest!

Autor convidado Author

O Lolepocket abre espaço para outros autores que queiram contar suas experiências de viagem. Compartilhe as suas histórias com a gente! :)

2 comentários

  • Carolina Belo
    Postado em 23/08/2017 em 10:10 Responder

    Oi Dayana!!! Que alegria poder participar do seu blog contando um pouco sobre os museus de ciências que eu tanto adoro!
    Espero que seus leitores gostem também e que as sugestões de roteiros possam ser úteis para passeios bem interessantes pela cidade!
    Muito obrigada!
    Um super beijo
    Carolina

    • dayanalole
      Postado em 23/08/2017 em 3:55 Responder

      Ah, Carol! Suuuuuuper obrigadaaaaa pelos seus toques nesse post! Amei cada dica e fiquei com uma visão totalmente nova do Rio de Janeiro. É impressionante como a paixão de uma pessoa torna tudo mais bacana! <3
      Tenho certeza que vai inspirar muito! Já me inspirou. 🙂

      Beijinhos!

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.