Bonjour a tous! Inaugurando uma nova área aqui no blog: Culinária do Mundo, para provar que a gente não precisa pegar um avião para trazer um pouco de cada parte desse planeta para a nossa casa. Mais especificamente: para a nossa cozinha.

A proposta aqui é que a gente tenha acesso a receitinhas saudáveis que nos permitam saborear o melhor que o mundo tem a oferecer! Saudáveis porque para conhecer os sabores espalhados por aí, a gente não precisa deixar a saúde de lado.

Dito isso, como o nosso tema mais recente tem sido a França, achei que seria bacana começar por ela. Então, a primeira receitinha é bem simples e fácil de fazer: suflê de legumes sem glúten e sem lactose. Vamos nessa?

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farinha sem glúten (usei a da marca Ammina);
  • 1 colher de café de fermento;
  • 2 gemas;
  • 4 claras;
  • 2 cenouras pequenas cortadas em cubos;
  • 12 vagens francesas cortadas em cubos;
  • 2 cebolas pequenas cortadas em cubos;
  • 300 ml de leite sem lactose (usei o nolac da marca Itambé);
  • 2 colheres de sopa de margarina sem lactose (usei a da marca Becel com tampa azul);
  • Opcional: 3 colheres de sopa de queijo ralado sem lactose (geralmente compro a peça de queijo da marca Verde Campo e ralo em casa);
  • Sal e pimenta a gosto.

Passo a passo

  1. Misture as gemas com o leite e reserve.
  2. Bata as claras em neve e deixe separado.
  3. Misture a farinha com o fermento.
  4. Em uma panela média, refogue a cebola com a margarina e, em seguida, acrescente a mistura de farinha com fermento. Misture em fogo baixo por 1 minuto.
  5. Acrescente a misturas de gemas e leite, o sal e a pimenta. Mexa para não embolar.
  6. Quando a mistura tiver engrossado, acrescente os legumes e continue mexendo. Nessa etapa você pode acrescentar o queijo, se quiser.
  7. Em seguida, apague o fogo e acrescente as claras em neve. Misture até que a massa se torne homogênea.
  8. Em uma forma untada com azeite ou margarina, coloque a massa. Atenção para a escolha da forma: ela deve ter espaço para o crescimento da massa. Um espaço de uns 3 cm (dois dedos, mais ou menos) é o suficiente.
  9. Coloque a forma no forno ajustado para 230°C até dourar a camada superior do suflê.

Resultado

Suflê de legumes

Se a receita é francesa, temos que caprichar na apresentação, né?

Caprichando na apresentação

Bon apetit!

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.