Hoje em dia, ser Nômade Digital virou o sonho de muita gente. Mas, como a gente já vem conversando tem tempo, é preciso ter consciência do que isso significa e as ferramentas básicas para seguir com esse estilo de vida. E esteja você pensando em embarcar nessa como um blogueiro, freelancer ou infoprodutor, o instrumento mais básico de todos para o mundo online é… ter um site. Por isso, resolvi explicar aqui como criar um site para vocês verem que não é nenhum bicho complicado.

Como criar um site

1. Escolha o nome

A escolha do nome do seu domínio é super importante, já que é ele que vai dar a primeira impressão sobre o seu negócio. Ele dá uma identidade ao seu trabalho, diz o que você oferece e ainda ajuda no seu posicionamento nas ferramentas de busca (Google e cia).

Uma boa dica é escolher nomes fáceis de soletrar e curtos. Assim, fica mais fácil de memorizar e colar na cabeça dos seus “clientes”. Além disso, um nome curtinho encaixa no limite de caracteres de nomes de usuários das redes sociais – porque é praticamente certo que você vai ter que criar alguma e adaptar o nome não fica algo assim… tão bonito.

Outra coisa para você fazer antes de escolher o nome: pesquise os dos concorrentes. Não troque uma letra e ache que vai dar certo. Nomes parecidos podem confundir os visitantes do site e, ainda mais: podem render um processo se outro site, que já usava o nome antes, perceber. Vai por mim: originalidade é tudo. Tem exemplos a rodo nesse mundo internáutico, dá só uma olhada e depois me conta o que acha. 😉

2. Para facilitar, use uma plataforma versátil

Nos meus tempos de faculdade, lembro de como fazer página por página rendia um trabalho danado de programação. Mas, para a sorte de muita gente, com um bando de plataforma poderosa que tem por aí, você não precisa ser programador para colocar a primeira versão do seu site no ar.

A questão é escolher a plataforma certa para que não vire um problema no futuro. As mais conhecidas estão na tabela aqui embaixo. Se puder te dar uma indicação, voto no WordPress (estou falando da wordpress.org, que é a gratuita e mais versátil, tá? Não é wordpress.com). E, você já vai entender porque ela é a minha preferida:

PlataformaO bomO nem tanto
Wix- Muito simples e fácil para quem está começando: você monta o site na base do "arraste e solte".

- Permite criar site, blog ou loja virtual.

- Plataforma toda otimizada, permite ter um site rápido.

- Tem plano gratuito.

- Segurança otimizada pelos servidores do Wix.

- Tem uma equipe dedicada de suporte.

- Atualizações feitas automaticamente pela empresa.
- Os sites não costumam ser bem rankeados nas pesquisas orgânicas no Google.

- Não permite alterar código do site.

- No modo gratuito, são exibidas as propagandas do Wix e não permite criar um domínio personalizado (o endereço do seu site vai ser nomedosite.wix.com).

- Não permite alterar o template do site depois de escolhido da primeira vez.

- Você não pode migrar de servidor. Se quiser mudar, vai ter que construir o site "do zero", de novo.

- As funcionalidades mais interessantes para ter um site bacana são pagas.
Blogger- É um serviço gratuito do Google.

- É possível ter domínio próprio ainda na versão gratuita (você só tem que comprar o domínio nos órgãos competentes, tipo Registro.br).

- Permite que o usuário altere o código do site, o que dá mais controle.

- Permite alterar template quando quiser.

- Segurança otimizada pelos servidores do Google.

- Suporte limitado à Central de Ajuda do Google.
- As opções de design são ultrapassadas.

- Poucas configurações e ferramentas que auxiliem na otimização do site para os mecanismos de pesquisa.

- A personalização do tema é limitada.

- Funciona melhor para blogs e é mais complicado de adaptar para sites e e-commerces.
Wordpress.org- Plataforma totalmente gratuita de criação de sites, blogs e e-commerces.

- Fácil de instalar na conta de hospedagem.

- Você é livre para levar seu site para o servidor que quiser, a qualquer momento.

- Tem milhares de plugins e temas gratuitos, que permitem expandir e personalizar o site.

- Permite alterar template do site quando quiser.

- Tem uma estrutura e configurações amigáveis para os mecanismos de pesquisa, além de plugins de análise e otimização do site para que seja encontrado no Google.

- Suporte conta com comunidade grande e ativa através do fórum e uma ótima documentação, além do serviço de hospedagem que você contratar.
- Precisa de um servidor e domínio.

- Apesar de fácil de usar, não é tão simples para iniciantes.

- Segurança do site depende do servidor onde está instalado (com uma boa empresa, você vai estar tranquilo) e de você, que precisa fazer as atualizações que forem sendo liberadas (é fácil, só com um clique).

3. Tenha um bom servidor

Se você está considerando a plataforma mais versátil e profissional, já entendeu que o WordPress pode ser um bom negócio, né? Mas, como coloquei na tabela, ele precisa de um serviço de hospedagem. Esse serviço não precisa ser caro, mas deve considerar alguns fatores:

  • Espaço disponível: é o quanto de memória você vai poder ocupar. Afinal, ninguém quer chegar um dia e ver que ficou sem espaço para um novo conteúdo, certo?
  • Tráfego de dados: esse é um dos fatores que pode fazer você perder acessos/clientes. Se você não quer que seu site fique sem acesso por um pico de usuários, se liga nisso! 😉
  • Tipo de servidor: quanto mais exclusivo for o seu servidor, melhor vai ser o desempenho do seu site. No entanto, mais cara fica a hospedagem. Para encaixar em cada bolso, há variações de tipos de servidor, que pode ser compartilhado (o mais barato de todos!), VPS (Virtual Private Server), nuvem ou dedicado.
  • Email: ter seu próprio domínio e endereço de email deixa todo o seu negócio com uma cara mais profissa. Normalmente, o número de emails e o espaço que é disponibilizado varia de acordo com o plano que você escolher no serviço de hospedagem e é bom dar uma olhada antes de contratar.

A Hostinger oferece uns planos bacanudos já especializados em WordPress com registro de domínio grátis (normalmente custaria R$ 40, para um .com.br) com espaço em disco e tráfego de dados ilimitado e contas de email incluídas a partir de R$ 6,39/mês. Além disso, coisas que achei muito interessantes foram que permitem a instalação do WordPress em um clique, tem um suporte 24/7, oferecem a migração gratuita – acreditem: isso economiza muita dor de cabeça (experiência própria de vidas passadas ¬¬) –  e a garantia de 30 dias com reembolso total.

Para quem quiser testar de leve, tem uma versão de hospedagem gratuita (porém mais limitada) oferecida por eles também. 🙂

E aí? Preparados para oficializar a vida de Nômade Digital? 😛


Este artigo é um publieditorial. Publieditoriais são artigos patrocinados cujo conteúdo é considerado de interesse dos leitores do LolePocket. A empresa anunciante tem total responsabilidade sobre as informações e serviços prestados.

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

17 COMENTÁRIOS

Comments are closed.