Uruguai

Como chegar em Colonia del Sacramento? De bate-e-volta a stopover

capa-colonia-ida

Como chegar em Colonia del Sacramento? De bate-e-volta a stopover

A gente sabe que Colonia é uma ótima opção de parada no caminho entre Buenos Aires e Montevidéu ou de bate e volta a partir da capital argentina. Mas, na hora de montar o roteiro, também é super importante saber como fazer esse plano acontecer. E a gente tá aqui hoje para falar disso.

Quero ir para Colonia. E agora?

De/Para Buenos Aires

Aqui o jeito é fazer a travessia do Rio da Prata. As empresas que realizam esse trajeto são a Buquebus, a Colonia Express e a Seacat. Como, geralmente, comprar nas versões uruguaias dos sites é mais em conta, os links que apresento para vocês aqui são delas. 😉

O trajeto acontece em horários variados ao longo do dia inteiro e leva 1h-1h15, de barco rápido. De barco lento, leva-se em torno de 3 horas. By the way, nas últimas pesquisas que fiz só achei essa opção. Se alguém conseguir ver os barcos lentos de novo, avisa aê.

Colonia - Buquebus

Embarcação da Buquebus (foto: Divulgação/Buquebus)

Caso esteja vindo de carro, é bom saber que as três empresas fazem o transporte de veículos. Claro que elas cobram, para isso, uma taxa extra que varia conforme o tipo/tamanho do carro, moto ou seja o que for. Elas também oferecem o transporte combinado com o ônibus para Montevidéu, mas não costuma dar tempo para parar e conhecer Colonia, pois os horários já vem certinhos com os das embarcações. Por que não incluir um stopover nessa compra, né, minha gente? #ficaadicaprosnegócios

Comprando as passagens

Entre essas empresas, aquelas que geralmente tem preços melhores são a Colonia Express e a Seacat. Mas, entre as duas, ficaria com a Seacat, porque já li vários comentários (um deles aqui) na internet falando sobre a Colonia Express deixar os passageiros na mão de última hora. Além disso, a Seacat é da Buquebus, então uma serve de backup para a outra. Inclusive, algumas vezes eles juntam todo mundo na embarcação da Buquebus, que costuma ser maior.

Colonia - Seacat

Por dentro da embarcação da Seacat

Os preços das passagens partem de algo em torno de $U 700 e comprando pela internet conseguem-se valores melhores.

Nos sites, se for fazer o bate e volta para Buenos Aires, use a opção “Day Tour” no site da Colonia Express e “Ida e Vuelta” no da Seacat e da Buquebus. Este último tem a opção “Vuelta Abierta”, em que não precisa marcar o dia/hora de volta logo de cara. Em contrapartida, paga-se um pouco a mais, já que a tarifa passa a ser a flexível. Particularmente, não vejo muita necessidade dessa opção, pois o tempo que você vai gastar em Colonia é perfeitamente controlável.

No caso de estar a caminho de Montevidéu, só marcar a opção “Solo ida”/”Ida” em qualquer um dos sites.

Quanto à antecedência na compra das passagens, sugiro: o quanto antes, melhor. As balsas costumam lotar e você não vai querer ficar sem lugar ou ser obrigado a comprar uma passagem mais cara para garantir a data desejada, né? Se não for em alta temporada, 2 dias de antecedência para o dia pretendido é o máximo suportável.

Na viagem

Se ligue que vai passar pela imigração quando sair de Buenos Aires. Na verdade, por duas, a argentina e a uruguaia, tudo de uma vez. Além disso, se tiver com bagagem grande, vai ter que despachar (sim, isso mesmo!). Por isso, é recomendável que chegue em Puerto Madero com o mínimo de antecedência de 1 hora.

Terminal Buquebus Puerto Madero - Colonia

Terminal da Buquebus em Puerto Madero durante a alta temporada

Outro motivo para chegar cedo é que os lugares nas embarcações não são marcados, apenas ficam definidas as áreas por classes. Daí, se estiver acompanhado e/ou quiser garantir um bom lugar, melhor chegar cedo mesmo.

Informações do Porto de Colonia del Sacramento

Endereço  Avenida Rivera s/n
Telefone  +598 2710 0992
Site  www.anp.com.uy

De/Para Montevidéu

Nesse caso, são duas as opções: carro ou ônibus.

De carro

Para ir de carro, o trajeto é feito pela Ruta 1 e vai ter alguns pedágios. A estrada é boa mas, por se tratar de cerca de 180 km de distância, acaba sendo um pouco cansativo. Por outro lado, também pode ser uma maneira de fazer o seu próprio horário e não estar sujeito aos horários dos ônibus. Além disso, dependendo da quantidade de tripulantes, pode ser uma boa economia. É pesar e ver o que é melhor para você.

Quem fez o passeio desse jeito foi o Diego, do Meus Roteiros de Viagem, e você pode ver o relato dele aqui.

Sobre o estacionamento

Mas, indo de carro, a gente recai em outra situação: onde estacionar para flanar em Colonia?

No próprio porto, você encontra o estacionamento da Buquebus, que tem uma diária em torno dos $U 200 e tem atendimento 24 horas. A distância daí até o Centro Histórico é de uns 15 minutos de caminhada. Nos arredores da área portuária, há também outras opções com condições semelhantes, como o estacionamento da CASSPE.

Você provavelmente vai achar outras opções pela cidade, mas esteja atento aos horários de funcionamento, especialmente se está pensando em deixar o carro aqui e seguir viagem para Buenos Aires.

De ônibus

Quem faz o trajeto de Colonia a Montevidéu e vice-versa são a COT, a Chadre e a Turil. A viagem dura em torno de 2h40-3h e inclui várias paradas no caminho para deixar ou pegar outros passageiros. Mas  não se preocupe que os ônibus habitualmente tem wi-fi a bordo. Então, se levar seus gadgets vai ter com o que se distrair nesse tempo. No meu caso, procuro aproveitar esses momentos para dormir, sabe como é…

Turil - Colonia

Ônibus da Turil no Terminal de Colonia

Bueno, as partidas em ambos os sentidos acontecem diariamente a partir das 5h até as 23h40. Os ônibus mais frequentes são os da COT e da Turil. Os preços começam a partir dos $U 330 e os praticados por cada companhia costumam ser razoavelmente próximos, assim como o serviço.

Em Montevidéu, o terminal de partida/chegada é o de Tres Cruces. Em Colonia, o terminal fica ao lado do porto e a 1 km, mais ou menos, do Centro Histórico. Ele é pequeno, mas lá você encontra o serviço de lockers (“Deposito de equipaje”), caso esteja acompanhado das suas malas, e também um local de informações turísticas. 😉

Rodoviária de Colonia

Por dentro da pequena rodoviária de Colonia

Informações da Rodoviária de Colonia del Sacramento

Endereço  Avenida Buenos Aires esquina com Manuel de Lobo(ao lado do Porto)
Telefone  +598 4523 0288
Site  www.terminalcolonia.com.uy

 

|Se quiser um guia completo para planejar o passeio a Colonia, clique aqui.|

dayanalole Administrator

Apaixonada pela vida, tenta viver a expressão "carpe diem". Acredita que cada viagem é um meio de aprender mais sobre a humanidade e o seu próprio eu, por isso ama pôr o pé na estrada. Gosta de contribuir para que outras pessoas tenham experiências cada vez melhores de viagem, por isso quando sabe que um amigo vai viajar, já vem com sua listinha de dicas. A melhor viagem? É sempre a do momento.

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.