Brasil

Belém do Pará | Onde comer comidas típicas segundo quem mora

Belém do Pará Comidas - capa

Belém do Pará | Onde comer comidas típicas segundo quem mora

Olá, me chamo Viviane Oliveira do canal Que viagem do Youtube e venho aqui dar pra vocês aquela dica exxxxperta (sim, com ‘x ‘porque nós paraenses também falamos chiado) que só um local tem pra dar pra você sobre Belém do Pará.

Bom, como todo mundo sabe a comida paraense é muito exótica, nada que você comer por la de típico você já terá comido em algum lugar do mundo – NADA!! Nem o açaí, que não tem nada a ver com aquelas “gororobas” que se vendem por aí com guaraná, granola… Desculpem, mas pra nós paraenses é um sacrilégio fazerem isso com nossa fruta.

O Açaí de Belém do Pará

Então vamos começar por ele: o açaí de Belém do Pará.

Tem uma música regional que diz assim: “És a planta que alimenta a paixão do nosso povo, macho fêmea das touceiras onde Oxossi faz seu posto,…tu tens dom de seres muito, onde muitos não tem nada…” (Sabor Açaí-Nilson Chaves). Daí você ja vê o endeusamento dessa planta que é a principal fonte de alimento do nosso povo ribeirinho e até mesmo da capital.

Belém do Pará - 1

O açaí como os paraenses consomem

Mas, chega de enrolação e vamos ao que interessa. Minha dica de onde comprar e tomar açaí da maneira que os paraenses tomam, com farinha d’água ou tapioca e alguma carne ou peixe frito, é no Ver-o-peso, um local mais simples onde chegam os barcos cheios do fruto para serem comprados pelos batedores de açaí da cidade.

Aliás, se quiser ver os barcos chegando de manhã, vá até a feira do açaí que fica perto do Ver-o-peso, por volta das 4:30 da manhã.

Belém do Pará - 2

Os barquinhos

Outro lugar mais fino e requintado é o Point do Açaí. que fica antes de chegar no Ver-o-Peso, na mesma rua Boulevard Castilhos França.

Belém do Pará - 3

Parece bom: sim ou sim?

Ele fica num lindo casarão do século 19 com paredes originais da época em que construíam com pedras e a argamassa era feita de areia e gordura de peixe pra dar a liga. No segundo andar, o piso de madeira nobre dá um ar de volta ao passado glorioso, quando Belém era considerada a Paris N’América, no auge da época da Borracha.

Comidas Típicas em Geral

Outro lugar que gosto muito de comer as comidas típicas paraenses – Maniçoba (feijoada paraense), pato no tucupí, caranguejo desfiado, arroz paraense, unha de caranguejo – é o Restaurante Beto Grill. Ele fica no Bairro Batista Campos e todos os dias tem comidas típicas deliciosas para se experimentar.

O bom de lá é que é a kilo e você pode experimentar de tudo um pouco. Ah, e não deixa de pedir de sobremesa, se você ainda tive espaço na barriga, o creme de bacurí, uma fruta aromática, cremosa e deliciosa.

Então gente essas foram as dicas de uma paraense APAIXONADA pela sua cultura e pelas suas raízes. Espero que tenham gostado! Até o próximo post.

Conheçam mais sobre Belém assistindo ao vídeo:


Belém do Pará - VivianeSOBRE A AUTORA

VIVIANE OLIVEIRA

Administradora de Empresas especialista em Marketing e, mais que isso, paraense orgulhosa. Adora compartilhar sobre viagens e roteiros no seu canal do Youtube Que viagem e no blog Idas e Vindas, onde colabora. Acompanhe a Viviane também no Facebook e Instagram!

Autor convidado Author

O Lolepocket abre espaço para outros autores que queiram contar suas experiências de viagem. Compartilhe as suas histórias com a gente! :)

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.