Recife

O que fazer em Recife (PE) | 7 atrações preferidas de quem mora

atracoes-favoritas-em-recife-capa

O que fazer em Recife (PE) | 7 atrações preferidas de quem mora

Recife do carnaval, do sol e do maracatu. Pouca gente sabe, mas Recife é considerada a Veneza brasileira. A cidade das pontes e dos rios-irmãos Capibaribe e Beberibe tem também o segundo aeroporto mais movimentado do Nordeste – ficando atrás apenas de Salvador. É tanta gente que vai e que chega, que todo dia nascem mais alguns apaixonados pelas belezas naturais e históricas da terra do frevo.

Eu sou pernambucana, nasci e cresci no interior do estado. Recife me recebeu em 2006 e eu morei e estudei na capital até 2013. De 2013 pra cá, eu já morei em um monte de outras cidades, mas sempre que dá eu volto ao Recife. Pelo menos algumas vezes por ano, tenho que matar as saudades da cidade do meu coração. E toda vez é a mesma coisa: já chego cantando no Aeroporto dos Guararapes: “Voltei, Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço”.

Meu amor por Recife nasceu fácil, como a alegria de carnaval que dura o ano todo, a energia cultural e a beleza do centro histórico. A cidade é cheia de pontos turísticos, mas quero compartilhar com vocês uma lista com as minhas 7 atrações favoritas em Recife. A lista tem segredinhos que só quem morou em Recife por mais tempo sabe, e que você deve experimentar quando for na cidade. Como a gente diz em Recife: Então, bora?

atracoes-favoritas-em-recife-0

Praça do Marco Zero

O melhor de Recife segundo uma pernambucana: minhas 7 atrações favoritas

#1 História e Cultura: Um domingo no Recife Antigo

Meu lugar favorito no mundo para um dia de domingo. O nosso “Antigo” é o bairro histórico de Recife. No domingo, as ruas são fechadas para carros e o espaço vira uma grande área de lazer, com muita música, arte e cultura. Tem feirinha na Rua do Bom Jesus e o lindo museu Paço do Frevo (a entrada é gratuita no ultimo domingo do mês). Dá pra agendar um horário e subir no observatório da antiga Torre Malakoff, na Praça do Arsenal, e apreciar o encontro do mar com a cidade.

Você pode ir de barquinho até o outro lado da praça do Marco Zero, e visitar o Parque das Esculturas. É a melhor vista da Praça do Marco Zero – de onde são contadas todas as distâncias no estado de Pernambuco. Do último andar do Shopping Paço Alfândega, dá pra ter uma vista linda da cidade e do Rio Capibaribe – segredo nosso, não espalha!

À tarde, passeie pelas ruas e siga os tambores. Sempre aparece um grupo de Maracatu ensaiando no Antigo, não importa a época do ano. A energia é muito bacana! E pra terminar o dia, vale escolher um dos restaurantes do antigo porto, que foi totalmente revitalizado e tá muito massa!

Atrações em Recife-3

Olhando o mar na mureta da Praça do Marco Zero, em frente ao Parque das Esculturas

#2 Pra ficar de boas: Fim de tarde em Boa Viagem

No final da tarde em Boa Viagem, Recife acontece. Gente que vai pra ver o pôr do sol, correr no calçadão ou levar o cachorro pra passear. O point da galera jovem em BV (sim, eu tenho intimidades com a praia) é em frente ao Edifício Acaiaca, não tem erro. Seja dia ou seja noite, o prédio é o ponto de referência dos recifenses.

Dá pra sentar num dos quiosques do calçadão, pedir uma água de coco (baratinha, comprei em julho/2017 a R$3,00!) e assistir o movimento. Além de ver os arrecifes de coral que batizam a cidade, quando é dia demaré baixa.

Só não dá pra tomar banho de mar, né? – Sim, os tubarões são reais e não dá pra arriscar! Mesmo assim, assistir o dia terminar em BV é uma das coisas que tenho mais saudade!

Atrações em Recife-2

Boa Viagem

#3 Pra lamber os dedos: café, bolo de rolo e queijo do reino

Sou dessas pessoas que adora cafeteria, e vou ser sincera:as minhas favoritas ficam em Recife. É um lugar mais lindo e charmoso que o outro. Tem para escolher: Malakoff Café, Café com Dengo, Bogart Café, A Vida é Bela, Fervo… Pode ir em qualquer uma delas sem medo de errar.

E se quer minha sugestão, sempre que tiver no cardápio, peça um pedaço farto de Bolo de Rolo. Não é rocambole, é bolo de rolo. O original, que você só encontra em Pernambuco! E se você for do time dos salgados, experimente qualquer um com queijo do reino – outra especialidade pernambucana!

atracoes-favoritas-em-recife-3

Bolo de Rolo, o original pernambucano (Foto: Guilherme Jofili/Flickr)

#4 Pra curtir à noite: Galeria Joana D’Arc

De dia, escritórios e comércio. De noite, happy hour e balada. A Galeria Joana D’Arc fica no bairro do Pina e é o point mais alternativo da noite Recifense. A galeria recebe todo mundo, todas as tribos. Sempre com muita animação, diversidade e gastronomia. Aproveite os bons restaurantes (tem italiano, mexicano, creperia), e os barzinhos, além de lojas super interessantes.

O espaço fica muito lotado nos finais de semana, o que é ótimo para quem quer curtir com os locais. Pra quem é de fora, a galeria não é tão famosa. Mas pode perguntar a qualquer recifense descolado qual o melhor lugar para passar uma noite animada. Ele vai te indicar a Galeria Joana D’arc.

#5 Para ficar maravilhado: A arte dos primos Brennand

Francisco e Ricardo Brennand tem uma coisa muito bacana em comum (além do sobrenome): os primos são responsáveis por dois dos maiores espaços dedicados à arte em Recife.

A oficina cerâmica de Francisco é uma marca registrada de Recife – você vai encontrar peças do artista espalhadas por toda cidade – lembram do Parque das Esculturas, no Marco Zero? Obras dele! Na sua Oficina, que fica na Várzea, além das peças em exposição, tem também um café/restaurante. Muitos recifenses adoram almoçar por lá aos domingos (abre às 10h).O preço não é dos mais baratos, mas também não é absurdo. E ainda tem o ambiente lindo para visitar, que rende fotos super diferentes e bonitas!

Já o Instituto Ricardo Brennand é um misto de pinacoteca e museu, e é meu favorito em Recife. Visito desde que estudava ali pertinho, seja para passar as tardes nos lindos jardins ou visitar a pinacoteca – que tem a maior coleção de obras de Frans Post do mundo. Também adoro passear pela incrível coleção de armas brancas de Brennand, que impressiona qualquer um!

Atrações em Recife-1

Instituto Ricardo Brennand

#6 Para comprar artesanato: Mercado São José e Casa de Cultura

Eu sempre tenho que trazer lembrancinhas quando vou ao Recife. Meus lugares favoritos para comprar artesanato são o Mercado São José e o prédio da Antiga Cadeia, onde hoje funciona a Casa de Cultura. O passeio sempre me enche de nostalgia, rende boas fotos e boas compras. O mercado tem preços mais em conta, mas a Casa de Cultura é uma opção mais bem localizada. Por lá, você encontra excelentes artistas expondo suas obras nas antigas celas da cadeia.

Atrações em Recife-4

Artesanato de Recife

#7 Para pedir pra voltar: A cartola do Restaurante Leite

A culinária pernambucana é uma saudade eterna. Sempre que volto, eu faço questão de comer meus pratos favoritos. E no quesito sobremesa, a cartola é a dona do meu coração. Um doce preparado com queijo de manteiga e banana na grelha, com cobertura de açúcar e canela. Não tem como ficar ruim, sério.

Ela é servida em muitos locais em Recife. Mas se você quer uma dica histórica, além de uma cartola incrível, você tem que visitar o Restaurante Leite. É o restaurante mais antigo do Brasil, e o carro chefe de tanta tradição é uma cartola que é quase uma obra de arte de tão deliciosa. Se você for escolher apenas um prato pra comer no Restaurante Leite, peça a cartola!

Partiu, Recife? Quando for na capital pernambucana, me chama!

|Veja os artigos de Recife publicados no Fui Ser Viajante.|

 


Klecia - Fui Ser ViajanteSOBRE A AUTORA

KLÉCIA MELO

Pernambucana que ama compartilhar seus amores, dores, histórias e roteiros de viagem no Fui Ser Viajante, o blog que ela toca com o Rafa, sua cara metade. Acompanhe a Klécia também no Facebook, Instagram, Twitter e Google+!

Autor convidado Author

O Lolepocket abre espaço para outros autores que queiram contar suas experiências de viagem. Compartilhe as suas histórias com a gente! :)

Deixe um comentário

© Copyright 2014-2017 Lolepocket. Todos os Direitos Reservados.